Equipe ABREN

Equipe ABREN

A ABREN integra o Global Waste to Energy Research and Technology Council (GWC) e é associada da Associação Internacional de Resíduos Sólidos ou International Solid Waste Association (ISWA)

6º Webinar ABREN: Licenciamento ambiental de usinas Waste-to-Energy

Compartilhar em linkedin
Compartilhar em facebook
Compartilhar em whatsapp
Compartilhar em email

Data: 02/09/2020
Hora: 17 às 19hs

Assista a gravação no You Tube: https://youtu.be/SL9BCNJXE-k

A ABREN realiza Webinário sobre Licenciamento Ambiental de Usinas de Recuperação Energética (Usinas URE)

Nosso Webinário de Licenciamento Ambiental de Usinas de Recuperação Energética, realizado no dia 2/9/2020, contou com a participação de experts da iniciativa privada e de expoentes do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT). Entre os principais pontos debatidos, destacamos:

A localização de usinas de recuperação energética deve atender a critérios de localização regional mínimos que priorizem: (i) alguma vocação local para receber um empreendimentos desses portes e dessa natureza, (ii) com condições de acesso compatíveis com o movimento de veículos de carga, (iii) que disponha de uma boa condição para a dispersão dos gases de combustão tratados, (iv) que permita a destinação final adequada das cinzas geradas no tratamento térmico dos rejeitos e (v) que apresente alguma disponibilidade de recursos hídricos, a depender do processo tecnológico utilizado.

No Estado de São Paulo, antes da emissão da Licença de Operação (LO) final, há a possibilidade de emissão da Licença de Operação a Título Precário (conforme o disposto no Artigo 64 do Regulamento da Lei Estadual nº 997/76), com o objetivo, dentre outros, de permitir o funcionamento integral do empreendimento para possibilitar a verificação de aspectos operacionais e da eficiência dos sistemas de controle estabelecidos, por meio de um programa de avaliações e monitoramentos, para a eventual e posterior emissão da LO. A replicação de um sistema de licença como o operado em São Paulo pode ser pauta de políticas públicas para outros Estados.

A caracterização dos resíduos sólidos antes e após a incineração é central para o bom desempenho técnico e os resultados esperados à transição para mecanismos de produção de energias limpas
Os participantes concluíram ser primordial que os debates acerca da utilização de resíduos sólidos na recuperação energética sejam intensificados, com o bom uso e a análise dos modelos de sucesso já adotados no nível internacional.

Moderador

MSc. Yuri Schmitke A. Belchior Tisi: Presidente Executivo da ABREN, Presidente do Waste to Energy Research and Technology Council – WtERT Brasil e sócio da Girardi & Schmitke Advogados. Bacharel em Direito pelo UniCEUB, Pós-graduado em Direito de Energia Elétrica pelo UniCEUB e Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo UniCEUB. Master no Curso EU Clean Energy Pack da Florence School of Regulation (FSR), European University Institute, Itália. Membro do Energy Recovery Working Group da ISWA.

Palestrantes:

Tema: Processo de licenciamento de usinas Waste-to-Energy

Ph.D. José Mateus Bichara: Engenheiro Químico (1983) e Mestre em Engenharia Química pela UFSCar (1988). Possui 35 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de sistemas avançados de tratamento de gases e licenciamento ambiental. Foi Engenheiro de Desenvolvimento e Gerente de Projetos do IPT (1985 – 1991) e Presidente da AWMA – Air and Waste Management Association – Seção Brasil (2008 e 2017/2018). Membro expert do WtERT Brasil.

▸ Acesse a palestra clicando aqui!

Tema: Tratamento de emissões de usinas Waste-to-Energy

Ph.D. Ademar Hakuo Ushima: Graduação em Engenharia Química pela USP (1977) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (1996). Atualmente é pesquisador do IPT, atuando no Laboratório de Engenharia Térmica, com experiência em incineração e gaseificação de combustíveis e resíduos (biomassa, carvão mineral, RSU, resíduos de ETE, hospitalar e industrial), diagnósticos energéticos, conservação de energia e avaliação técnica e econômica. Ministra cursos de especialização.

▸ Acesse a palestra clicando aqui!

Tema: Caracterização de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)

MSc. Adriana Garcia: Engenheira Química pela Escola de Engenharia Química de Lorena – USP (2003), mestrado em Engenharia Química pela Escola de Engenharia Química de Lorena – USP (2005). Experiência em síntese polimérica, mecanismo de polimerização e micro/nanoencapsulação. Em 2005, iniciou suas atividades profissionais no IPT na área de micro/nanoencapsulação no Laboratório de Processos e Produtos – LPP.  

Acesse a palestra clicando aqui!

Organização:

ABREN – WtERT | Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos

Apoio:

IPT, BW Expo, FRG, NRG HUB, Ambiental Mercantil, IABS e Junta Lá App.

Compartilhe esta publicação!

Compartilhar em linkedin
Compartilhar em facebook
Compartilhar em whatsapp
Compartilhar em email