Picture of Equipe ABREN

Equipe ABREN

A ABREN integra o Global Waste to Energy Research and Technology Council (GWC) e é associada da Associação Internacional de Resíduos Sólidos ou International Solid Waste Association (ISWA)

Avaliação Global de Metano (CCAC)

A Avaliação Global do Metano, produzida pela Coligação para o Clima e o Ar Limpo (CCAC, na sigla em inglês) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP, na sigla em inflês), mostra que as emissões de metano causadas pelo homem podem ser reduzidas em até 45% nesta década.

Tais reduções evitariam quase 0,3°C de aquecimento global até 2045 e seriam consistentes com a manutenção do objetivo do Acordo Climático de Paris de limitar o aumento da temperatura global a 1,5 graus Celsius (1,5˚C).

Esta avaliação, pela primeira vez, integra os custos climáticos e de poluição atmosférica e os benefícios da mitigação do metano. Dado que o metano é um ingrediente chave na formação do ozônio troposférico (smog), uma poderosa força climática e um poluente atmosférico perigoso, uma redução de 45 por cento evitaria 260.000 mortes prematuras, 775.000 visitas hospitalares relacionadas com a asma 73 bilhões de horas de trabalho perdido devido ao calor extremo e 25 milhões de toneladas de perdas de colheitas anualmente.

A Avaliação Global do Metano é complementada por ferramentas e recursos adicionais, incluindo o relatório de referência GMA 2030, que inclui uma caracterização mais completa das futuras emissões de referência.

PRINCIPAIS CONCLUSÕES QUE AS EMISSÕES ESTÃO AUMENTANDO

A concentração atmosférica de metano mais que duplicou desde os tempos pré-industriais.

O metano perde apenas para o dióxido de carbono (CO2) na condução das mudanças climáticas. Mais de metade das emissões globais de metano provêm de atividades humanas em três setores: combustíveis fósseis (35% das emissões causadas pelo homem), resíduos (20%) e agricultura (40%).

O potencial de mitigação em diferentes sectores varia entre países e regiões.

A maioria dos principais potenciais de redução pode ser alcançada a baixo custo, menos de 600 dólares por tonelada de metano, especialmente no sector dos resíduos e no subsetor do carvão na maioria das regiões e no subsetor do petróleo e do gás na América do Norte.

Temos oportunidades para agir agora

A vida atmosférica relativamente curta do metano, combinada com o seu forte potencial de aquecimento, significa que as ações para reduzir as emissões podem trazer benefícios dentro de algumas décadas.

Uma ação rápida ajudaria a limitar os perigosos ciclos de feedback climático, ao mesmo tempo que proporcionaria importantes benefícios econômicos e de saúde decorrentes da redução do ozôno troposférico.

FONTE: https://www.ccacoalition.org/content/global-methane-assessment

Compartilhe esta publicação!