Picture of Equipe ABREN

About ABREN

ABREN is a member of the Global Waste to Energy Research and Technology Council (GWC) and is an associate of the International Solid Waste Association or International Solid Waste Association (ISWA)

Em reunião com Aneel, ABREN defende a inclusão de WTE na matriz energética

O presidente da ABREN, Yuri Schmitke, se reuniu com o superintendente de Regulação dos Serviços de Geração da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Christiano Vieira da Silva, para defender a viabilidade da recuperação energética de resíduos e as vantagens acessórias desta opção de energia limpa para a matriz energética brasileira. Schmitke aproveitou para apresentar algumas contribuições à discussão da regulamentação da Portaria n. 65/2018, do Ministério de Minas e Energia (MME,) que trata da contratação de energia diretamente pelas distribuidoras.

Schmitke fez uma apresentação técnica sobre as tecnologias de waste-to-energy e trouxe a posição da associação sobre o impacto tarifário na aquisição de energia pelas distribuidoras das fontes incentivadas até 30 MW de potência instalada (solar, eólica, biogás, biomassa, cogeração e resíduo sólido urbano). “De o setor de WTE tiver as mesmas condições e tratamento de outras opções energéticas, se mostrará no futuro próximo, uma opção igual ou melhor do que fontes de energia em uso atualmente no país”, disse o executivo, que esteve na Aneel em 1º de dezembro de 2019.

O Superintendente da ANEEL reconheceu as vantagens da implantação do WTE no Brasil. Disse que a recuperação energética de resíduos ainda será tratada em consulta pública pela agência e deverá ser analisada pelo ponto de vista do Impacto Regulatório, assim como deverá passar pelo crivo da Procuradoria-Geral da ANEEL para analisar as questões de legalidade e competência.

Share this post!