Picture of Equipe ABREN

About ABREN

ABREN is a member of the Global Waste to Energy Research and Technology Council (GWC) and is an associate of the International Solid Waste Association or International Solid Waste Association (ISWA)

NOTA DA ABREN SOBRE A VOTAÇÃO DO PATEN

A Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) lamenta profundamente que a Emenda 26, de autoria do Senador Wellington Fagundes, com destaque de plenário do Senador Carlos Portinho, não tenha sido sequer votada nesta terça-feira (10) durante a apreciação do Projeto de Lei 327/2021, que institui o Programa de Aceleração da Transição Energética (PATEN).

A ABREN repudia veementemente os argumentos utilizados para a não votação da emenda, entre eles o apontamento de que esta traria impactos para a tarifa do consumidor, o que não procede e não possui fundamento algum, pois o preço da energia seria calculado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e as quantidades seriam definidas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), garantindo eficiência e transparência. Além disso, a proposta não considerava a implementação de subsídios.

As Emendas 26 e 27, que também não foi votada, buscavam viabilizar economicamente a recuperação energética de resíduos, considerada a tecnologia mais eficiente para a redução das emissões de metano dos resíduos urbanos, principal gás de efeito estufa na atualidade. Essa tecnologia, que transforma o lixo não reciclável em energia elétrica, é essencial, ainda, para o cumprimento do Acordo de Paris, o Compromisso Global do Metano, a transição ecológica, e a transição energética, além de fortalecer a economia verde do Brasil.

A ABREN considera que a não votação e a consequente não aprovação das emendas é um grave retrocesso para o setor de resíduos e para o meio ambiente do Brasil.

A ABREN agradece a todos que estiveram direta ou indiretamente envolvidos nos esforços para que as Emendas 26 e 27 viessem a ser votadas, o que infelizmente não aconteceu.

Agradecemos, em especial, ao Senador Wellington Fagundes (PL-MT), Senador Carlos Portinho (PL-RJ), Senador Zequinha Marinho (PODEMOS-PA), Senador Chico Rodrigues (PSB-RR), Senador Izalci Lucas (PL-DF), demais Senadores, Deputados, Ministros, Secretários do Executivo, associações, instituições, aos servidores do Congresso Nacional e e aos profissionais do Poder Executivo.

Share this post!