Visitas técnicas internacionais e intercâmbios (opcionais) em usinas na UE/EUA e universidades como Columbia University (EUA) e Zhejiang University (China).
Inédito no Brasil, o programa é resultado de uma parceria entre a ABREN e o IBMEC, desenvolvido de forma totalmente customizada para promover as melhores práticas de gestão integrada e sustentável de resíduos, urbanos, industriais e agropecuários, por meio de reciclagem, compostagem, produção de biogás e biometano, coprocessamento, CDR e recuperação energética (cogeração).
O curso é inédito no Brasil e conta com corpo docente altamente qualificado, com quase todos mestres e doutores e ampla experiência de mercado. Capacita para desenvolver negócios em um mercado potencial de R$ 500 bilhões nos próximos anos.
“As tecnologias reduzem emissões de GEE em até 10x e evitam gastos com saúde e meio ambiente.” — Yuri Schmitke, Presidente Executivo da ABREN
“Marco do Saneamento, Combustível do Futuro e PATEN criam condições para revolucionar o setor.” — Prof. Klaus P. Centenaro, Coordenação Técnica
Critérios de pós-graduação lato sensu do IBMEC (nota mínima 7,0 e frequência mínima de 75%), com
matriz integrando dimensões regulatórias, ambientais, técnico-operacionais e econômico-finance naeiras.
Metodologias: PBL, estudos de caso e aprendizagem aplicada.
Critérios de pós-graduação lato sensu do IBMEC (nota mínima 7,0 e frequência mínima de 75%), com
matriz integrando dimensões regulatórias, ambientais, técnico-operacionais e econômico-finance naeiras.
Metodologias: PBL, estudos de caso e aprendizagem aplicada.
A ABREN é filiada ao WtERT, rede presente em 30 países, com cooperação com universidades/centros de pesquisa e histórico de relatórios e estudos com BID e Nações Unidas (IPCC, UNECE) nos últimos 20 anos.
Visitas técnicas internacionais e intercâmbios (opcionais) em usinas na UE/EUA e universidades como Columbia University (EUA) e Zhejiang University (China).
Marco do Saneamento (Lei 14.026/2020) obriga prefeituras a estruturarem PPPs quando houver delegação do serviço público de coleta, transporte e destinação ambientalmente adequada de RSU.
Global Methane Pledge (-30% metano até 2030), Estratégia Federal de Biogás/Biometano e PATEN aceleram projetos.
Capacidade teórica de 84,6 bi m³/ano de biogás — ~40% da eletricidade ou 70% do diesel no Brasil; a agropecuária responde por ~93% desse potencial.
Em 2020, o Brasil foi o 5º maior emissor de metano (5,5% globais; +51% vs 1990; 417 MtCO2e/ano).
Agricultura: 14,54 MtCH4 (71,8%)
Resíduos: 3,17 MtCH4 (15,8%)
Dominar conceitos e práticas de geração de energia e tratamento de resíduos para estruturar planos de negócio alinhados à Gestão Sustentável e Integrada de Resíduos (GSIR).
Analisar criticamente abordagens teórico-conceituais e aplicá-las à modelagem econômico-financeira (CAPEX/OPEX, VPL, TIR, payback, cenários e sensibilidade).
Integrar e articular conhecimentos interdisciplinares — políticos, jurídicos, regulatórios, ambientais, sociais, técnicos e econômico-financeiros — para tomada de decisão e mitigação de riscos.
Planejar, conduzir e avaliar projetos de recuperação energética (biogás/biometano, CDR, WtE) da viabilidade técnica e ambiental à bancabilidade e conformidade regulatória.
Aplicar soluções interdisciplinares a desafios reais de planejamento, estruturação contratual e financiamento, utilizando estudos de caso, PBL e frameworks de governança.
Fomentar colaboração e networking, promovendo troca de experiências e interação com docentes e atores do ecossistema.
Política Pública da GIRB — 20h
Aspectos Jurídicos e Regulatórios Aplicados — 20h
Modelos de Contratação de PPPs — 20h
Ementas (1–3)
1. Política Pública da GIRB: Introdução às Políticas Públicas. Políticas Públicas no contexto internacional. Instrumentos da Política de GIRB. Planejamento. Governança Ambiental Global. Instrumentos de Governança Ambiental. Gestão. Sustentabilidade e Impactos Globais (SDG). Aspectos estratégicos da GIRB. Planejamento e elaboração de GIRB. Estudos de caso.
2. Aspectos Jurídicos e Regulatórios: Política Nacional de Resíduos Sólidos: regulação específica sobre resíduos perigosos. GIRB no Mercado de Saneamento: diálogo entre o novo marco legal de resíduos e marcos legais. Aspectos Jurídicos: responsabilidade civil e instrumentos ambientais. Teoria da regulação. Regulação aplicada à GIRB. Aspectos regulatórios de contratação pública. Autarquias, fundações e empresas públicas. Modelos de regulação e controle.
3. Modelos de Contratação de PPPs: Introdução ao direito administrativo. Contratos públicos. Lei nº 8.666/93, Lei nº 14.133/21 e Lei nº 11.079/04. Modelos de concessão. Estrutura de garantias e alocação de riscos em PPPs. Mecanismos de remuneração. Modelos regulatórios. Estrutura jurídica e financeira contratual. Estruturas de responsabilidades por parte do poder público. Regulatório econômico-financeiro.
Processo de Licenciamento Ambiental — 20h
PQIRS — 20h
Conflitos Públicos — 10h
Educação Ambiental e Inclusão Social — 20h
Ementas (4–7)
4. Processo de Licenciamento Ambiental: Introdução ao processo de licenciamento ambiental. Procedimento RAS. Procedimento de DAMA. Avaliação Ambiental Integrada. Termo de Referência. Estudo Prévio. Licença de Instalação. Licença de Operação. Licenciamento ambiental estratégico, estudo de linha ecológica e introdução de URE (Unidade de Recuperação Energética).
5. PQIRS: Política Pública para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil. Construção do PQIRS e normas. Planos Estaduais, Regionais e Municipais. Aspectos técnicos, tecnológicos e operacionais de um PQIRS. Sustentabilidade, Resíduos Secos e RSU. Análise de casos. Procedimentos de elaboração do PQIRS.
6. Conflitos Públicos: Introdução aos Conflitos Públicos e Políticas Públicas na Prática. Ferramentas da Gestão Integrada com base no Poder Público. Interação e manejo de conflitos. Mediação e negociação.
7. Educação Ambiental e Plano de Construção e Inclusão Social: Introdução à PNED e PNIS. Diálogo com Poder Público. Educação Ambiental nas organizações e nas comunidades. Inclusão Social e Empreendedorismo social para capacitação de stakeholders no contexto da URE. Estudos de caso.
Caracterização de Resíduos — 20h
Cadeia Setorial, Compostagem e Reciclagem — 20h
Sistemas de Tratamento Térmico — 20h
Sistemas de Tratamento Biológico — 20h
Biogás e Biomateriais — 20h
Energia/Valorização de Energia — 20h
CBC (Produção, Qualidade, Comissionamento e Validação) — 20h
Ementas (8–14)
8. Caracterização de Resíduos Sólidos: Conceituação: aspectos históricos, avaliação e levantamento/classificação dos resíduos sólidos: princípios e técnicas básicas de análise; gravimetria e propriedades estáticas e dinâmicas para avaliação da produção per capita; balanço material/energético; valorização energética e estudo de caso.
9. Cadeia Setorial, Compostagem e Reciclagem de Materiais: Economia Circular: tipos de cadeias setoriais de resíduos e técnicas de reaproveitamento; sustentabilidade de cooperativas; P&D em valorização de resíduos; estruturas e resultados dos consórcios públicos.
10. Sistemas de Tratamento Térmico: Processos de Tratamento de Resíduos: pirólise, gaseificação e incineração. Tecnologias de incineração. CBC para produção energética. Risco de Dioxinas e Furanos. Caracterização de cinzas e efluentes. Modelagem de matriz tecnológica com base em indicadores de sustentabilidade.
11. Sistemas de Tratamento Biológico: Tipologias de tratamento biológico; digestão anaeróbia; biodigestores; fermentação e biometanização. Processos de tratamento por compostagem e digestão anaeróbia.
12. Biogás e Biomateriais no Contexto da Descarbonização e Transição Energética: Papel na mitigação de GEE e no avanço da economia circular. Tecnologias de valorização. Novas PME’s, startups e incubadoras no contexto da descarbonização. Análise de casos de sucesso.
13. Energia e Valorização de Energia: Energias renováveis e eficiência energética no tratamento térmico e biológico de resíduos. Produção de energia elétrica e térmica. Modelos de negócios em biogás e valorização energética de resíduos. Geração distribuída e autoconsumo.
14. CBC (Produção, Qualidade, Comissionamento e Validação): Conceitos e metodologias de CBC para plantas de tratamento e valorização energética. Testes e ensaios de performance. Validação de processos e certificação de sistemas. Validação de performance energética e ambiental através de indicadores. (QA: cultura, produtividade; QC: controle de qualidade). Benchmarking e case studies. Testes finais: critérios, planificação; durabilidade; viabilidade e benefícios sustentáveis de fossas e relação de GEE.
Viabilidade Econômico-Financeira — 20h
Projeto Econômico-Financeiro (Teórico) — 20h
Projeto Econômico-Financeiro (Biogás) — 20h
Financiamento de Projetos — 20h
Mercado, Oportunidades e Licitações — 20h
Ementas (15–19)
15. Viabilidade Econômico-Financeira: Fundamentos de análise: composição e projeção de investimentos e custos; indicadores financeiros; modelos econômico-financeiros e análise de risco de investimento. Valor de mercado.
16. Projeto Econômico-Financeiro (Teórico): Curso prático de elaboração/aplicação de modelo para viabilidade e sensibilidade de projetos inseridos em clusters de GEE.
17. Projeto Econômico-Financeiro (Biogás): Estudo de caso: elaboração e aplicação de modelo para projeto de biogás, considerando fatores de risco e sustentabilidade.
18. Financiamento de Projetos: Introdução: disposição contratual complexa; fluxo quantitativo e qualitativo; Fundos de Investimento; bancos de fomento; captação internacional e nacional; case studies de PPP’s e concessões aplicadas a GIRB.
19. Análise de Mercado, Oportunidades e Licitações Públicas: Conceitos e aplicação de marco de negócios; clusters competitivos; participação em licitações e estratégias de gestão de projeto e contratos.
20. Orientação de Projeto Aplicado — 20h.
Princípios da metodologia científica; métodos de pesquisa; técnicas de pesquisa bibliográfica; padrões de referência (ABNT); anteprojetos/projetos/trabalhos finais; elementos de um Projeto Aplicado; apresentação do Projeto Aplicado.
A sequência das disciplinas poderá sofrer alterações para melhor adequação ao nível acadêmico. O BM&C poderá ajustar a programação, sem prejuízo da carga horária, antes do início das atividades, mediante comunicação prévia.
Klaus Pereira Centenaro
Doutor e Mestre em Administração. Experiência em gestão acadêmica, educação executiva e programas In Company do Ibmec Digital e Ibmec/RJ.
1. Política Pública da GIRB
Presidente Executivo da ABREN. VP LATAM do WtERT. Presidente do WtERT Brasil e autor do WtM (ISWA).
2. Aspectos Jurídicos e Regulatórios
Advogado. Doutor (USP). Pós-doc USP. Professor/pesquisador em Direito Ambiental e Regulação. Membro expert WtERT Brasil.
3. Modelos de Contratação de PPPs
Doutor LLM/USP. Livre-docente professor USP (Direito Administrativo/Urbanístico/Ambiental).
4. Processos de Licenciamento Ambiental
Eng. Químico (UFSCAR). 35+ anos em emissões atmosféricas, APC, licenciamento e auditorias. Ex-Presidente AIMA (Brasil).
5. PQIRS
Eng. Químico (UFRGS). Doutor INPT/França. Planos de gestão (municipais/regionais/estaduais); consultor MMA/PLANARES.
6. Consórcios Públicos & 7. Inclusão Social
Mestre em Direito Ambiental. Articulador de regionalização consorciada; auditor legislativo e obras públicas.
8. Caracterização de Resíduos
Eng. Químico (USP) (Aterro/Agregação do Lixo); experiência CTISM e 18+ anos em gestão de resíduos.
9. Coleta Setorial, Compostagem e Reciclagem
Eng. Química (USP/UNICAMP); experiência internacional (Espanha/Portugal/Chile); auditora ISO 50001/14001; pesquisadora UFABC.
10. Tratamento Térmico & 16. Projeto Eco-financeiro (térmico)
Consultor com 19+ anos (Meio Ambiente/Energia); VP WtERT Brasil; mestre IMT (França) e UPM (Espanha); Project Finance (UK).
11. Tratamento Biológico
Engenheiro em Energia; Mestrado/Doutorado (UFRGS). Foco em biodigestão anaeróbia e dimensionamento de biodigestores.
12. Biogás & Biometano
Eng. Produção Civil (UFSC). Especialista FGV. CEO Gás Orgânico; 20+ anos em energias: geração, GNV/Biometano, carbono.
13. Geração e Valorização de Energia
Eng. Mecânico; ex-CEO Grupo LARA; WtE; autor; VP WtERT Brasil.
14. CBC Produção, Qualidade, Comissionamento e Validação
Mestre UFPR em Compliance (UNINOVE). Atuante em ESG. Química CEO Monitore Engenharia; foco em CDR/Coprore/ESG.
15. Viabilidade Econômico-financeira
Mestre Adm. Empresas (BMCC/SP). Pós em Finanças (UniV. Londres). 300+ horas em Project/Corporate/Carbon Finance.
16. Financiamento de Projetos
Eng. de Produção. 12 anos em Project Finance/Planejamento (Jobbertech, BRF, Assaí, Solvix, Ecologic).
17. Análise de Mercado, Oportunidades e Licitações Públicas
Mestre PUC-Minas; MBA Energia (FGV). Especialista em termelétricas (Suez). Eng. Elétrica (Mauá). 30 anos em geração.
18. Projeto Eco-financeiro (Biológico)
Químico Agroindustrial (FURG); Mestre (Trier); Doutorado (Leipzig); ex-CEO Planet Brasil; 15 artigos científicos.
A definir
Inscrições e pagamentos são realizados diretamente com a ABREN, que fará o repasse ao IBМЕС.
Valor total
R$ 35.000,00
ou em 18x de R$ 1.945,00 (mensais, sujeitas a sucessivas)
Associados ABREN: 5% de desconto
Pagamento à vista: 5% de desconto
Grupos (3+ do mesmo CNPJ): 5% de desconto
Observação: Não estão incluídos no valor do curso a visita técnica no exterior e o curso de intercâmbio.
Os valores/custos serão divulgados durante o curso e a participação é opcional (por adesão).
Diploma de ensino superior (reconhecido pelo MEC).
Nota mínima 7,0 por disciplina e frequência mínima de 75%.
Reposição em caso de reprovação por disciplina equivalente online (ou alternativa definida pela coordenação).
Abono de faltas conforme hipóteses legais (ex: Serviço Militar, gestante a partir do 8º mês, CONAES, afastamentos >15 dias, convocação judicial).
Início previsto: 02/09/2026
Aulas: terças e quintas, 19h–22h30 (3h30) (podendo sofrer ajustes em comum acordo)
Modalidade: online ao vivo + até 3 encontros presenciais com Ibmec Paulista ou Ibmec Faria Lima (SP), com transmissão simultânea.
As aulas ao vivo (on live) e as gravações podem ser disponibilizadas conforme política acadêmica e estratégia docente.
Sim, há encontros presenciais em Bauru Paulista ou Itineris Praia Lima (SP), com transmissão simultânea.
O IBMEF, conforme critérios de pós-graduação lato sensu (MEC), mediante atendimento à nota mínima e frequência.
Desenvolvido em grupos, com professor indicado. Focado em desafio real. Carga de 24h e apresentação final presencial/online.
Não. São opcionais e por adesão de valores e opções serão divulgadas durante o curso.
Tire dúvidas e faça sua pré-inscrição com a equipe da ABREN.
Email: contato@abren.org.br
WhatsApp: (62) 00000-0000 (atendimento)
Associação: ABREN — Associação Brasileira de Energia das Resíduos
WtERT — Waste to Energy Research & Technology Council
Lei nº 14.026/2020 — Novo Marco do Saneamento
Global Methane Pledge — Estratégia Federal de Biogás/Biometano – PATEN
As informações desta página podem sofrer alteração sem aviso prévio, incluindo datas, docentes e cronograma. Pretendemos divulgar sempre fontes fiéis e de qualidade acadêmica.
WtERT — Waste to Energy Research & Technology Council
Lei nº 14.026/2020 — Novo Marco do Saneamento
Global Methane Pledge — Estratégia Federal de Biogás/Biometano – PATEN