Nesta terça-feira, 13 de maio de 2025, o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, foi palco da abertura do World Circular Economy Forum (WCEF), evento global que reúne líderes empresariais, formuladores de políticas públicas e especialistas para discutir soluções inovadoras em economia circular. É a primeira vez que o WCEF ocorre na América Latina, destacando o potencial das soluções tropicais para o crescimento sustentável e a relevância da economia circular na transição para uma economia de baixo carbono, justa e inclusiva .
Yuri Schmitke, Presidente Executivo da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN), marcou presença no evento, participando de reuniões estratégicas com autoridades e representantes de instituições nacionais e internacionais. Entre os encontros, destacam-se as reuniões com Adalberto Maluf, Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima , e Rodrigo Rollemberg, Secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços .
Além disso, Schmitke dialogou com representantes do Banco Europeu de Investimento (EIB), APEX Brasil, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ambipar, Veolia, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK).
A ABREN, sob a liderança de Schmitke, tem se destacado na promoção de tecnologias para o tratamento da fração não reciclável de resíduos sólidos, contribuindo para a recuperação de metais e geração de energia a partir de resíduos, alinhando-se aos princípios da economia circular.