No último dia 10 de maio, celebramos com orgulho o 6º aniversário da ABREN – Associação Brasileira de Energia de Resíduos, uma entidade que se consolidou como referência nacional e internacional na promoção da valorização energética de resíduos sólidos no Brasil. 🌍🇧🇷
A ABREN foi idealizada e fundada por Yuri Schmitke, que desde então exerce com excelência a Presidência Executiva. São seis anos de liderança visionária e incansável dedicação, que transformaram a associação em protagonista nas políticas públicas, regulação e investimentos em usinas de recuperação energética, biogás, biometano e combustível derivado de resíduos (CDR). ✅
Além de Yuri Schmitke, participaram da fundação da ABREN: Mário Menel, Sérgio Augusto Costa, Adilson Teixeira Lima, Carlos Eduardo de Souza, Rubens Herbert Aebi, Andrea Formiga, e Cristianne Gonçalves.
🔹 Destacamos o importante papel de Mário Menel, presidente do Conselho Deliberativo nos dois primeiros anos da associação. Engenheiro eletricista, Menel atualmente preside a ABIAPE – Associação Brasileira de Investidores em Autoprodução de Energia e o FASE – Fórum das Associações do Setor Elétrico, sendo considerado um dos maiores líderes do setor elétrico brasileiro.
🔹 Desde 2021, o Conselho é presidido por Antonio Bolognesi, que completa 4 anos à frente do cargo. Bolognesi é CEO da WTEEC, empresa nascida a partir do protagonismo institucional da ABREN e referência em modelagem, engenharia e estruturação de usinas de Waste-to-Energy no país.
🔹 A Vice-Presidência do Conselho é ocupada por Luciane Fornari, CEO da Planet, empresa brasileira com atuação global na engenharia de soluções para economia circular, com mais de 1.000 usinas de biogás e biometano em todo o mundo. Luciane tem sido uma das vozes femininas mais atuantes na transição energética e no avanço tecnológico do biogás e do biometano no Brasil.
Nestes seis anos, a ABREN teve papel decisivo em diversas conquistas:
📌 Liderou a execução do Projeto EUCD (European Union Climate Dialogues) sobre biogás e biometano, financiado pela União Europeia.
📌 Fortaleceu a presença internacional do Brasil por meio da parceria com o WtERT – Waste to Energy Research and Technology Council.
📌 Protagonizou a articulação que ajudou a viabilizar a chegada da IFAT Brasil, maior feira de tecnologias ambientais do mundo, agora com edição no país.
📌 Organizou congressos, missões técnicas, cursos e contribuiu ativamente para a formulação de políticas como o Programa da Aceleração da Transição Energética (PATEN) e mais recentemente no Programa Nacional do Metano Zero.
A todos os associados, parceiros, colaboradores e líderes que caminham conosco: muito obrigado! Que venham os próximos anos com ainda mais resultados e inovações! 💚💪