Picture of Equipe ABREN

Equipe ABREN

A ABREN integra o Global Waste to Energy Research and Technology Council (GWC) e é associada da Associação Internacional de Resíduos Sólidos ou International Solid Waste Association (ISWA)

ABREN solicita inclusão de WTE na lista de itens financiáveis pelo BNDES

O presidente da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN), Yuri Schmitke, esteve reunido com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no dia 3 de dezembro de 2019, para uma reunião com o chefe do Departamento de Estruturação de Parcerias de Investimentos, Guilherme Martins e com a coordenadora Luiza Almeida Curado. No encontro, a entidade solicitou a inclusão de tecnologias de recuperação energética de resíduos no radar de financiamento do banco de fomento.

A parceria com o BNDES em projetos relacionados à gestão de resíduos sólidos é essencial para que Estados e municípios se sintam confiantes apostar nas novas tecnologias de tratamento de resíduos, bem como para que os sócios da ABREN encontrem no banco o apoio necessário para investir nesse mercado, trazendo soluções como biodigestores e tecnologias de tratamento térmico que transformam resíduos sólidos (pós-reciclagem) em energia elétrica.

Os técnicos do BNDES reconheceram que, apesar do interesse em agir nesta frente, não tinham informações a respeito do setor waste-to-energy. Neste sentido, Martins reconheceu que a visita da ABREN foi positiva e disse que “tem real interesse em receber dados e fazer parcerias com a ABREN”, especialmente quanto ao custo dos projetos em diferentes escalas. Ambos se comprometeram a manter contato.

Também participaram da reunião o diretor Técnico da ABREN, Carlos Souza e a diretora de Relações Governamentais, Cristianne Gonçalves e o diretor de Comunicação, André Camargo.

Compartilhe esta publicação!