Global WtERT Council

Introdução

Desde 1997, o Earth Engineering Center (EEC) da Columbia University realiza pesquisas sobre a geração e disposição de materiais e produtos usados nos EUA e no mundo. O desenvolvimento econômico resultou na geração anual de bilhões de toneladas de materiais usados, que representam um recurso considerável, mas que, quando não gerenciados adequadamente, constituem um grande problema ambiental, tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

O objetivo do EEC era identificar e ajudar a desenvolver os meios mais adequados para gerenciar várias pesquisas de resíduos sólidos e disseminar essas informações por meio de publicações na internet e reuniões técnicas. A EEC também está colaborando com a revista BioCycle na realização de uma pesquisa semestral de geração e disposição de RSU nos EUA, que agora está sendo usada pela EPA dos EUA no cálculo das emissões de gases de efeito estufa da gestão de resíduos. Esta pesquisa envolveu muitos estudantes acadêmicos sobre todos os aspectos da gestão de resíduos.

Desde 2000, a EEC produziu quase cinquenta teses e publicou quase cem artigos técnicos. Em 2002, a EEC co-fundou, com o Conselho de Recuperação de Energia dos EUA (ERC; www.wte.org), o Waste to Energy Research and Technology (WtERT), que atualmente é a principal organização de pesquisa dos EUA sobre a recuperação de materiais e energia de resíduos sólidos. No decurso de seus estudos, a EEC estabeleceu que um bilhão de toneladas de resíduos sólidos urbanos são depositados em aterros por ano, os aterros continuarão a ser usados em um futuro próximo e quase 80% dos aterros do mundo não estão equipados para proteger as águas superficiais e subterrâneas da contaminação. Portanto, em 2008, a EEC propôs a Hierarquia de Gerenciamento de Resíduos expandida que diferencia entre aterros sanitários tradicionais e sanitários.

Nos últimos anos, organizações irmãs do WtERT nos EUA foram criadas em vários outros países, como Brasil, China, França, Grécia e Índia. No interesse do objetivo comum dessas organizações, de promover o gerenciamento sustentável de resíduos, tornou-se necessário, no final de 2011, criar uma organização sem fins lucrativos dos EUA chamada Global WtERT Council (GWC) e estabelecer uma “Carta” da GWC que foi acordado pelos membros nacionais existentes à época. A Carta da GWC é usada para explicar as operações do Conselho para outras regiões do mundo que desejam se tornar membros e também aos patrocinadores industriais e governamentais existentes e em potencial.

Missão do Global WtERT Council

A missão dos membros do GWC é identificar as melhores tecnologias disponíveis para o tratamento de vários resíduos, conduzir pesquisas acadêmicas adicionais conforme necessário e disseminar essas informações por meio de publicações, as várias páginas da Web do GWC e reuniões periódicas. Em particular, os membros da GWC se esforçam para aumentar a recuperação global de materiais e energia de resíduos sólidos, por meio de reciclagem, compostagem, recuperação energética (waste-to-energy) e aterro sanitário com geração de eletricidade por meio do metano capturado. O princípio norteador é que o gerenciamento responsável de resíduos deve se basear na ciência e na melhor tecnologia disponível em um local específico, e não no que parece barato agora, mas pode custar muito caro no futuro.

A Figura 1 mostra a regra geral da “hierarquia de gerenciamento de resíduos” aceita, traduzida e publicado em oito idiomas. No entanto, os membros da GWC entendem que, por razões práticas ou econômicas, não é possível seguir essa hierarquia o tempo todo e em todos os locais. Por exemplo, a recuperação energética requer um investimento inicial muito maior do que o aterro sanitário e, portanto, pode não ser atingível em um certo estágio do desenvolvimento econômico de uma comunidade.

Escopo de Operações do Global WtERT Council

O Conselho Global WtERT é composto por representantes designados por cada organização membro nacional ou regional. Esses representantes formam o conselho diretor do Conselho. O Conselho revisará e votará a Carta do GWC e as ações subsequentes que afetam as operações e a Carta do Conselho. A maioria das comunicações será por e-mail ou conferência telefônica. No entanto, reuniões ocasionais do Conselho serão convocadas, de preferência a serem realizadas em conjunto com uma reunião internacional sobre gerenciamento de resíduos. Os membros da GWC percebem que as soluções de gerenciamento de resíduos variam de região para região. Por meio da Internet, criou-se uma plataforma global para compartilhamento de experiências, conhecimentos e informações que promovam as metas de gerenciamento sustentável de resíduos em todo o mundo. A GWC também forneceu e fornecerá financiamento inicial para novos membros nacionais.

Escopo de Operações dos Membros Nacionais / Regionais do Global WtERT Council

Os objetivos de cada membro nacional / regional do GWC são:

               1. Desenvolver e manter uma página da Web do WtERT que descreva a missão e o escopo da organização e vincule o maior número possível de grupos de pesquisa acadêmica e industrial, trabalhando em vários aspectos da gestão de resíduos, dentro do país.

               2. Para identificar as tecnologias mais adequadas para o tratamento de vários resíduos no país, incentivar pesquisas acadêmicas adicionais, conforme necessário, disseminar essas informações dentro do país e fornecer uma janela em inglês para o mundo exterior aprender sobre problemas e oportunidades para promover o gerenciamento de resíduos em seus respectivos países.

               3. O membro nacional ou regional do GWC poderá obter patrocínio e financiamento por organizações públicas ou privadas interessadas em promover o gerenciamento de resíduos no país. Este modelo de operação foi bem-sucedido com alguns dos membros nacionais existentes do WtERT que estão dispostos a aconselhar e ajudar novos membros.

Estrutura Organizacional

               a) O presidente fundador de cada organização nacional é nomeado pela GWC por um período de cinco anos. Durante o quinto ano de mandato, os membros da organização nacional devem eleger por maioria de votos um novo presidente ou reeleger o presidente existente por um período sucessivo de cinco anos.

               b) O presidente fundador da WtERT e o Conselho Global da WtERT é o Prof. Nickolas Themelis. O primeiro Presidente eleito do Conselho Global WtERT será eleito para um mandato de dez anos por maioria de votos dos Presidentes das organizações nacionais do GWC e dos três oficiais seniores do Global WtERT Council, Inc.

Contatos das Organizações Nacionais do WtERT Council

Global WtERT Council (GWC): Earth Engineering Center, Columbia University. (https://gwcouncil.org/)
Prof. N.J. Themelis, njt1@columbia.edu, Prof. A.C. (Thanos) Bourtsalas, ab3129@caa.columbia.edu, Mr. Werner Bauer, bauer@wtert.net, Dr. Hanwei Zhang, hanwei.zhang@gmail.com, Mr. Reda M. Kabbaj, kabbajreda@gmail.com

WtERT-Brazil: Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN)
Yuri Schmitke, A.B. Tisi, yuri@abren.org.br

WtERT-Canada: (https://wtert.ca/)
Concordia University, Prof. Catherine Mulligan: mulligan@civil.concordia.ca;  Kabbaj M. Reda, kabbajreda@gmail.com

WtERT-China: Institute of Thermal Power Engineering (ITPE), Zhejiang University, Hangzhou, China
Prof. Qunxing Huang: hqx@zju.edu.cn   

WtERT-Chile: Recuperacion de Energia & Materiales (REM), Universidad del Desarollo, Santiago, Chile
Prof. Alex Godoy, alexgodoy@ingenieros.udd.cl

WtERT-Colombia: ACIEM Antioquia, Medellin
Enrique Posada, enrique.posada@hatchindisa.com, Hugo Ospina, presidencia@aciemantioquia.com

WtERT-France: Ecole des Mines, Albi (http://wtert.mines-albi.fr)
Prof. Ange Nzihou, ange.nzihou@mines-albi.fr  

WtERT-Germany: Support for Decisions WtERT Material and Energy Recovery (https://www.wtert.net/)
Hedwig Vielreicher, vielreicher@wtert.net, Werner Bauer, bauer@wtert.net

WtERT-Greece: (https://wtert.gr/)
Prof. Maria Loizidou, National Technical University of Athens (NTUA), mloiz@chemeng.ntua.gr  

WtERT-India: National Environmental Engineering Research Institute (NEERI) (wtert.in)
Dr. Sreenivasa Rao < ksrao@wtert.in>; Dr. Sunil Kumar s_kumar@neeri.res.in Dr. Rakesh Kumar <rakesh rakeshmee@rediffmail.com>

WtERT-Italy: MatER (Materials and Energy Recovery). Department of Energy – School of Industrial Engineering – Politecnico di Milano Campus Piacenza, Piacenza, Italy (www.wtert.it); (www.mater.polimi.it/mater)
Prof. Stefano Consonni, stefano.consonni@polimi.it, Prof. Mario Grosso, mario.grosso@polimi.it

WtERT-Morocco: IRESEN (www.iresen.org)
Dr. Badr Ikken, ikken@iresen.org, Reda M. Kabbaj, kabbajreda@gmail.com

WtERT-Turkey: Bursa Teknik Üniversitesi, Bursa
Prof. Samet Oturk, samet.ozturk@btu.edu.tr  

WTERT-U.K.: (http://www.wtert.co.uk/)
Department of Civil and Environmental Engineering Imperial College, London, U.K., Prof. Chris Cheeseman c.cheeseman@imperial.ac.uk,
Department of Civil Engineering, Leeds University Prof. Costas Velis, c.velis@leeds.ac.uk  

WtERT-USA: Earth Engineering Center, City College of New York (CCNY) (https://ccnyeec.org)
Prof. Marco J. Castaldi, mcastaldi@che.ccny.cuny.edu   

Nossos Associados

Confira as empresas que confiam no trabalho da ABREN.