Equipe ABREN

Equipe ABREN

A ABREN integra o Global Waste to Energy Research and Technology Council (GWC) e é associada da Associação Internacional de Resíduos Sólidos ou International Solid Waste Association (ISWA)

Ministro da Saúde recebe recomendação da ABREN para incinerar lixo contaminado

Compartilhar em linkedin
Compartilhar em facebook
Compartilhar em whatsapp
Compartilhar em email

O presidente da ABREN enviou nesta semana carta ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recomendando algumas “providências para a gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos com vistas a mitigar a proliferação do COVID-19”. Yuri Schmitke externou ao ministro Mandetta preocupação da ABREN com a gestão dos resíduos sólidos urbanos (“lixo urbano”), especialmente na situação da pandemia enfrentada pelo país.

Grupo de Trabalho
O documento enviado ao ministro lembra que o Brasil gasta R$ 1,5 bilhões por ano no tratamento de pessoas que têm exposição inadequada ao lixo urbano. Os dados são da Associação Internacional de Gestão de Resíduos Sólidos (ISWA, 2015). Em sua carta, a ABREN lembra que “tais valores poderão multiplicar-se neste momento em que o Brasil está passando com a pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19)”. O presidente da ABREN, Yuri Schmitke sugere a “criação de um grupo de trabalho específico para tratar do manuseio e da destinação adequada e segura do lixo urbano”.

Catador de Lixo no Aterro Jardim Gramacho RJ Foto Pedro Kirilos / Agencia O Globo

Proteção aos Profissionais do Lixo
O Brasil emprega mais de 300 mil coletores de lixo (IBGE, 2018), que atualmente vivem em situação de risco por não possuírem equipamentos adequados de proteção contra o COVID-19. Além disso, temos 800 mil catadores lixo, que neste momento estão expostos a iminente contaminação pelo COVID-19, ao manusear o lixo nas ruas e nas centrais de triagem, transbordo e cooperativas, sem equipamentos especiais, diz a carta.

No documento enviado ao Ministro da Saúde, a ABREN sugere o uso de máscaras com filtro, roupas e luvas especiais a estes profissionais. E caso seja determinada a proibição temporária do exercício das atividades de reciclagem do lixo, deverá haver compensação adequada, “a ser sustentada por fundos específicos e direcionado aos Estados e Municípios afetados”.

Lixo Hospitalar
A carta da ABREN cita também o lixo hospitalar. “Seja por meio da incineração, fornos industriais ou autoclave, são necessárias medidas para a sua imediata eliminação, com o objetivo de conter a proliferação do COVID-19 presente nas atividades hospitalares, que devem crescer significativamente nos próximos dias”.

Funerárias
Para a ABREN, “as empresas funerárias também devem ser notificadas para que utilizem equipamentos especiais ao manusear cadáveres que vieram a óbito em decorrência do Coronavírus, sendo recomendável a presença de agentes de saúde para orientá-los”.

Tratamento Térmico de Resíduos
Ao final, além das sugestões de curto prazo, Yuri Schmitke coloca a ABREN à disposição para encontrar medidas de médio e longo prazo, com  políticas públicas assertivas para a destinação correta de resíduos – que deve incluir a incineração do lixo inservível e contaminado para a produção de energia e diminuição do peso deste setor para a conta da saúde publica.

Em sua carta ao Ministério, o presidente lembra, por fim, que a China recicla 35% e incinera (tratamento térmico) 40% do lixo urbano, gerando energia limpa e eliminando o risco de contaminação causado pelo lixo. A Europa recicla 47% e incinera 28% dos seus resíduos sólidos urbanos, sendo que países como o Japão, a incineração chega a 70%. “São países que possuem elevados índices de tratamento de resíduos e quase nenhum gasto com a saúde pública decorrente do manejo do lixo urbano”,` finalizou.

Compartilhe esta publicação!

Compartilhar em linkedin
Compartilhar em facebook
Compartilhar em whatsapp
Compartilhar em email