Picture of Equipe ABREN

Equipe ABREN

A ABREN integra o Global Waste to Energy Research and Technology Council (GWC) e é associada da Associação Internacional de Resíduos Sólidos ou International Solid Waste Association (ISWA)

3º Webinar ABREN: Recuperação Energética de Resíduos Sólidos: Solução Econômico-Ambiental para um Futuro Melhor

O presidente da ABREN, Yuri Schmitke, foi o anfitrião e moderador do 3º Webinar ABREN realizado entre os dias 12 a 15 de maio de 2020. O seminário promovido pela Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos teve mais de 1.200 inscritos, com uma média de 200 participantes em cada dia de evento.

O tema geral do webinar foi ‘Recuperação Energética de Resíduos Sólidos: Solução Econômico-Ambiental para um Futuro Melhor’, trazendo palestras sobre as formas de tratamento térmico de resíduos conhecidas como gaseificação e pirólise, o CDR (Coprocessamento de Combustível Derivado de Resíduos) e a importante questão da Economia Circular no Contexto Energético.

O 3º seminário virtual da ABREN reuniu 19 especialistas além do presidente da ABREN, MSc. Yuri Schmitke A. Belchior Tisi. Participaram do 3o Webinar da ABREN, o Ph.D. Flavio Ortigao (Suécia), o Ph.D. Evandro José Lopes (Brasil), Rubens Aebi (Suiça – Brasil), o Eng. Edimar Borges Freitas (Brasil),  o Ph.D. Juan M. Pérez (Cuba – Brasil), o Eng. André Tchernobilsky (Brasil), o MSc. Rafael Muniz (Brasil), o Msc. Willian Buratto (Brasil), Sérgio de Souza (Brasil), o Eng. Franciso Leme (Brasil), Cristhiano Baccin de Oliveira (Brasil), Antônio Fernando Pinheiro Pedro (Brasil), o Eng. Carlos Eduardo de Souza (Brasil), o Ph.D. Ronaldo Stefanutti (Portugal – Brasil), o Eng. Carlos Silvestre (Brasil), Celso Alexandre Domene (Brasil), Luciana Figueras (Brasil) e o Ph.D. Rogel Martins Barbosa (Brasil).

Sucesso de Público
Terminada a última palestra do 3º Webinar, o presidente da ABREN, Yuri Schmitke ressaltou o sucesso do seminário virtual que resultou na criação imediata de 06 grupos diferentes de whatsapp, com uma média de 200 participantes em cada grupo. São profissionais, estudantes, pesquisadores, consultores e empresários que assistiram ao Webinar e têm interesse em continuar trocando informações e experiências sobre a melhor destinação de resíduos.

Os três seminários virtuais que a ABREN promoveu nos meses de abril e maio – em plena pandemia do coronavirus – demonstrou que a Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos não se abateu com a crise e mostrou força para se reinventar, oferecendo espaço que centenas de interessados buscavam para discutir questões sobre sustentabilidade e tecnologias de tratamento térmico de resíduos, reconheceu o presidente da ABREN.

Ao final, Yuri destacou o crescimento dos interessados em se associar à ABREN e reforçou convite para que empresários, pesquisadores, consultores se juntem à ABREN com objetivo de “produzir juntos, a energia que vai limpar o Meio Ambiente”, finalizou o presidente da ABREN.

O webinario foi transmitido integralmente pelas ferramentas Zoom e Youtube. Para assistir aos seminários realizados no 3o Webinar, siga os links:

1º Dia: 12 de maio: GASEIFICAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

2º Dia: 13 de maio: PIRÓLISE DE RESÍDUOS SÓLIDOS

3º Dia: 14 de maio: COPROCESSAMENTO DE COMPOSTO DERIVADO DE RESÍDUOS

4º Dia: 15 de maio: ECONOMIA CIRCULAR NO CONTEXTO ENERGÉTICO

Abaixo, a programação do 3o Webinar da ABREN:

Anfitrião e moderador: Yuri Schmitke A. Belchior Tisi: Presidente da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN), advogado sócio da Girardi & Advogados, Graduado em Direito, Pós-graduado em Direito de Energia Elétrica e Mestre em Direito pelo UniCEUB, e autor do livro “Waste-to-Energy: Recuperação energética como forma ambientalmente adequada de destinação dos resíduos sólidos urbanos”.

12 de maio: GASEIFICAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Tema: Gaseificação de resíduos plásticos para produção de hidrogênio
Ph.D. Flavio Ortigao (Suécia): CEO da Recupera AB, Suécia. Bacharel em Química e Biotecnologia, Lund (Suécia). Doutor em Química Macromolecular, Ulm (Alemanha). Centenas de publicações cientificas e patentes. Desenvolveu carreira empresarial na Europa e EUA, e no Brasil construiu, com a empresa Senergen, o primeiro equipamento de pirólise em escala de demonstração, Fundou Bioenergia Natal e desenvolveu o gaseificador compactor de Conversão em Baixa Temperatura (CBT).

Tema: Gaseificador de resíduos sólidos urbanos da WEG (Mafra – SC)
Ph.D. Evandro José Lopes: Graduado em Química Industrial pela PUC-PR(2000), Mestre em Engenharia de Materiais pela UTFPR (2006) e Doutor em Engenharia e Ciências dos Materiais pela UFPR (2014). Experiência na área de Química, com ênfase em Corrosão e Eletroquímica, Fertilizantes, Processos Termodinâmicas em Materiais. Atualmente dedica-se a processos de Gaseificação de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e Resíduos Industriais. Desenvolvedor de projetos de gaseificação para tratar RSU e pneus. Membro do Núcleo Acadêmico da ABREN.

Debatedores: Rubens Aebi: Vice-presidente Executivo da ABREN. Morou 10 anos em Zurique, na Suíça, onde estudou Engenharia Química na ETH Zürich. Trabalhou no setor financeiro e ambiental, passando pelo UBS, ABB e WWF.

Eng. Edimar Borges Freitas: CEO da MDF Energia e Agronegócios S.A. e ENERTEC Engenharia e Soluções Elétricas Ltda., engenheiro eletricista, MBA em projetos, construção e operação (Univ. Federal de Itajubá ÉFEI), curso de extensão em hidrelétricas na Universidade de Toronto-Canadá, e especializações em Planejamento Energético, Fontes Renováveis de Energia, Geração de Energia com Resíduos Sólidos, Manutenção Industrial, Engenharia Industrial e Finança Corporativas (Banking) em Atlanta, Georgia, EUA. Foi Secretário Executivo de Energia do Ministério de Minas e Energia e membro da Comissão Nacional de Energia por mais de 10 anos.

13 de maio: PIRÓLISE DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Tema: Pirólise de resíduos sólidos para produção de combustíveis industriais
Ph.D. Juan M. Pérez: Sócio da empresa Bioware Tecnologia, engenheiro químico formado na Universidad de Oriente – CUBA (1993), Mestre em engenharia de processos na mesma universidade, Pós-doutor na área de bioenergia, Doutor em processos térmicos de transformação de biomassa, ambos na UNICAMP (2000-2011). Especialista no desenvolvimento de soluções; tecnológicas para produção de insumos e combustíveis a partir da pirólise de resíduos agroflorestais, industriais e doméstico. Membro do Núcleo Acadêmico da ABREN.

Tema: Pirólise de resíduos sólidos modular
Eng.André Tchernobilsky: CEO da ZEG Environmental. MBA em Finanças na Jack Welch Business School, Luxemburgo, e em Engenharia Mecatrônica. Trabalhou por 20 anos no setor automotivo em inovação e projetos no centro tecnológico europeu da Delphi Automotive – Divisão Térmica. Desenvolvedor de projetos de reciclagem e “Resíduos em Energia”, ajudou a desenvolver sistema de recuperação de energia de resíduos de pirólise (flash dissociation).

Tema: Pirólise como solução sustentável para pequenas e médias aplicações
Rafael Muniz: Engenheiro Eletricista (UFPA), Mestre em Energia da Biomassa e Doutorando em Planejamento Energético com Fontes Renováveis de Energia (PPGEE/UFPA). Diretor Técnico da INDDRA Energia e Resíduos, empresa parceira do Grupo RTB Holding na pesquisa e desenvolvimento da pirólise de resíduos no Brasil. Elabora soluções para recuperar e minerar lixões e com soluções energéticas para os sistemas isolados da Amazônia. É membro do IEEE Systems Council e do Núcleo Acadêmico da ABREN.

Debatedores:
Msc. Willian Buratto: Bacharel em Engenharia Ambiental  pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Mestre em Engenharia Mecatrônica no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Atuação na área de sistemas de gaseificação para resíduos de biomassa da indústria madeireira e contribui no desenvolvimento mercadológico  e pesquisa da pirólise lenta a tambor rotativo de RSU, RSS e RSI com a INDDRA Energia e Resíduos. Membro do Núcleo Acadêmico da ABREN

Sérgio de Souza: Economista e cientista social, diretor da FIESP e do Sesi/Senai de São Paulo. Fundador e presidente da RTB Holding Energia, empresa de inovação e base tecnológica que atua no setor energético desde 2005. O grupo desenvolve pesquisas no estado da arte com hidrogênio e gases industriais, centrais fototérmicas, energia da biomassa e no aproveitamento energético de resíduos através de pirólise e biodigestão, além de projetos em diversos segmentos como óleo & gás, petroquímico, alimentício e siderúrgico.

14 de maio: COPROCESSAMENTO DE COMPOSTO DERIVADO DE RESÍDUOS (CDR)

Tema: Benefícios do aproveitamento energético do CDR
Eng. Franciso Leme: Formado em Engenharia de Minas pela Escola Politécnica da USP (1971), em Engenharia de Segurança pela Universidade Católica Salvador (1975), também realizou o Curso Internacional de Liderança e Desenvolvimento Estratégico pela Babson College (USA) e IMD (Suíça) (1993/1994). Trabalhou em multinacionais no Brasil, Portugal, Canadá, EUA e mais 18 países. Foi diretor de coprocessamento em cimenteiras (Lafarge, Cimpor e InterCement) e diretor da IBRAM e ABESC.

Tema: Desafios para a produção de CDR no Brasil
Eng. Cristhiano Baccin de Oliveira: Diretor de Operações do Grupo Renova e Sócio da W4 Resources. Formado em Engenharia Química pela PUCRS e Pós-Graduado em Administração Industrial pela UFPR, com 20 anos de experiência em coprocessamento nas etapas de definição do modelo de negócio, relacionamento com o mercado, licenciamento ambiental, produção de CDR, sistemas de alimentação em fornos de clínquer e adaptações no processo de produção de clínquer para coprocessamento.

Tema: Estratégias para a implementação do CDR na produção de cimento
Eng. Alexandre Citvaras: Diretor Corporativo de Desenvolvimento Ambiental e Coprocessamento na InterCement desde 2018. Graduado em Engenharia Civil pela Unicamp, ele se especializou durante sua carreira na gestão e desenvolvimento de negócios nas áreas de meio ambiente, resíduos sólidos e energia renovável pela FGV, tendo ocupado cargos de diretoria em grandes empresas, bem como atuando como consultor por 10 anos.

Debatedores:
Antônio Fernando Pinheiro Pedro: Bacharel em ciências jurídicas pela USP e titular da Pinheiro Pedro Advogados, com mais de 35 anos de experiência de atividade profissional, tendo sido vice-presidente do Comitê de Meio Ambiente da Amcham-Brasil e consultor do PNUD Brasil responsável pelo Estudo Sobre Destinação de Resíduos e Disposição Final de Rejeitos, elaborado para a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência de República para integrar o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Eng. Carlos Eduardo de Souza: Diretor Técnico da ABREN. Graduado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia Industrial de São Bernardo do Campo – SP (1985). Mais de 30 anos de experiência em Engenharia e Construção (AEC) no Brasil e exterior, com destaque para Controles de Projetos de Contratos EPC nas áreas de Geração de Energia, Defesa, Petroquímica e Óleo; Gás. Desenvolvedor de negócios na área de energias renováveis com especial atenção aos projetos de recuperação energética de RSU.

15 de maio: ECONOMIA CIRCULAR NO CONTEXTO ENERGÉTICO

Tema: Certificação de destino de resíduos e o Tratado da Economia Circular da EU
Ph.D. Ronaldo Stefanutti. Engenheiro Agrônomo (1980) Mestre e Doutor em Ciências pelo CENA/USP. Professor Associado da UFC e na DEHA/UFC. Coordenador do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (LARSE), parceria NUTEC/UFC. Coordenador do Projeto FUNCAP/FCT/PORTUGAL “Desenvolvimento de técnicas de valorização de materiais reciclados para promoção da Economia Circular nas infraestruturas de transporte”. Participante do Programa PROTEGEER, GIZ, Alemanha. Membro do Núcleo Acadêmico da ABREN.

Tema: Os desafios para o aumento da reciclagem de RSU no Brasil
Eng. Carlos Silvestre. Graduado em Química Industrial e MB em meio Ambiente e Sustentabilidade (UFSCAR). Especialização em Gestão de Resíduos pela Associação do Governo da Austrália Ocidental. Especialização em Mudanças Climáticas pela Universidade de Bristol. Professor universitário Pós-graduação UFSCAR. 13 anos de experiência em gestão de resíduos. Criador do Programa Aterro Zero Salmeron Ambiental.

Tema: Tecnologia de biodegradação de resíduos plásticos
Celso Alexandre Domene: Representante e distribuidor da Bio-Tec LLC. Desenvolvedor de biopolímeros e soluções ambientais para resíduos sólidos urbanos. Produtor de descartáveis biodegradáveis para recuperação energética.

Debatedores:
Luciana Figueras: Advogada Especialista em Gestão Executiva em Meio Ambiente pela UFRJ, Gestora e RIG Ambiental, CEO na Empresa Tomorrow Gestão e Idealizadora do Grupo Agenda Urbana Brasil.

Ph.D. Rogel Martins Barbosa: Advogado desde 1999, presidiu a Comissão de Direito Ambiental da OAB Subseção de Maringá, Vice-presidente da Comissão Estadual de Direito Ambiental. Com expertise em direito público e ambiental e experiência com resíduos, em 2019 defendeu sua tese Direito dos Resíduos como um novo ramo do direito, apresentando os fundamentos científicos deste novo ramo. Foi Procurador para o meio ambiente e diretor geral da secretaria de Meio Ambiente de Maringá. Membro do Núcleo Acadêmico da ABREN.

O 3o Webinar ABREN foi organizado pela ABREN teve o apoio da BW Expo, NRG HUB, Ambiental Mercantil e Agenda Urbana Brasil.

Para acessar as apresentações do webinar, clique nos links abaixo:

1º Dia:

– Palestra de Flavio Ortigao (Suécia): clique aqui!

– Palestra de Evandro Lopes: clique aqui!

2º Dia:

– Palestra de André Tchernobilsky: clique aqui!

– Palestra de Juan Pérez: clique aqui!

– Palestra de Rafael Muniz: clique aqui!

3º Dia:

– Palestra de Francisco Leme: clique aqui!

– Palestra de Cristhiano Baccin: clique aqui!

– Palestra de Alexandre Citvaras: clique aqui!

4º Dia:

– Palestra do Ph.D. Ronaldo Stefanutti: clique aqui!

– Palestra de Carlos Silvestre: clique aqui!

– Palestra de Alexandre Domene: clique aqui!

Compartilhe esta publicação!