Picture of Equipe ABREN

Equipe ABREN

A ABREN integra o Global Waste to Energy Research and Technology Council (GWC) e é associada da Associação Internacional de Resíduos Sólidos ou International Solid Waste Association (ISWA)

Yuri Schmitke, presidente da ABREN, participou do ENASE 2020

O Presidente Executivo da ABREN, Yuri Schmitke, participou ontem do ENASE, o maior evento do setor elétrico brasileiro. Schmitke participou do painel Operando uma Nova Matriz:  MRE, GD, Renováveis, Geração de Base, Armazenamento e Preço, tendo defendido a importância da valoração dos atributos da fontes de recuperação energética de resíduos, como waste-to-energy e biogás.


Ao falar sobre os desafios para a operação da nova matriz, o diretor de Planejamento do ONS, Alexandre Zucarato, defendeu a criação de mecanismos para garantir equilíbrio de carga para o sistema elétrico brasileiro. Segundo Zucarato, à medida em que aumenta a participação das diversas fontes no sistema, em especial de renováveis intermitentes, mesmo aquelas que surgem de última hora, elas promovem interferências no controle de frequência na operação do sistema. Zucarato apresentou dados sobre o balanço de energia e de potência do sistema e ressaltou a importância de todas as fontes para composição da matriz nacional.

O debate, que foi moderado pelo diretor de Estudos de Energia Elétrica, Erik Rego, contou ainda com a participação do presidente da Energia Sustentável do Brasil, Edson Silva, do presidente da Atiaia Energia, Ricardo Cyrino, do presidente da ABAQUE, Carlos Augusto Brandão, do diretor da COGEN, Leonardo Caio, e do presidente da ABREN, Yuri Schmitke. Em comum, mencionaram a importância do arranjo operacional e regulatório entre todas as fontes considerando as características e atributos de cada uma.

Compartilhe esta publicação!