Picture of Equipe ABREN

Equipe ABREN

A ABREN integra o Global Waste to Energy Research and Technology Council (GWC) e é associada da Associação Internacional de Resíduos Sólidos ou International Solid Waste Association (ISWA)

Flavio Matos, conselheiro da ABREN, será um dos palestrantes da 3ª Conferência Panamericana de Waste-to-Energy (02 a 04 de dezembro)

O Conselheiro da ABREN e Coordenador do Waste-to-Energy Research and Technology Council – WtERT Brasil, MSc. Flavio Matos, participou hoje da  3ª Conferência Panamericana de Waste-to-Energy, organizada pela Sociedad Atioqueña de Ingenieros y Arquitectos e WtERT Colômbia.

Participaram do evento grandes nomes da academia mundial, como o Ph.D. Nickolas Themelis, Presidente do Conselho Global do WtERT (GWC), Ph.D. Werner Bauer, Presidente do WtERT Germany GmbH, e Ph.D. Marcos J. Castaldi, Presidente do WtERT Estados Unidos.

O Conselheiro da ABREN, Flavio Matos, falou sobre os mitos e realidades em torno das usinas Waste-to-Energy, destacando que, enquanto os países desenvolvidos já adotam as melhores tecnologias para o tratamento adequado dos resíduos por meio da utilização de usinas WTE, a grande  maioria dos países em desenvolvimento ainda se encontra nos primórdios dos debates sobre o tema, em um estágio de relutância injustificada a respeito dos benefícios e atributos positivos inerentes às usinas WTE no tratamento adequado dos resíduos.

Flávio destacou que não só os argumentos utilizados contra a instalação de usinas WTE são tecnicamente insustentáveis, como os danos ao meio ambiente e à saúde pública decorrentes da não adoção desse tipo de tecnologia avançada para o tratamento de resíduos prejudicam a economia dos países e perpetuam situações domésticas vexatórias, a exemplo da disposição de resíduos em aterros e a conversão de áreas verdes para formação de verdadeiros lixões.

Segundo Flavio, o conhecimento apropriado sobre o alto padrão tecnológico das usinas WTE e suas externalidades sociais, econômicas e ambientais positivas carecem de assimilação pública e governamental.

Confira os mitos sobre WTE destacados pelo nosso Conselheiro durante sua palestra:

  • Mito 1: Incompatibilidade entre WTE  e Reciclagem
  • Mito 2: É possivel atingir Lixo-Zero (em Aterro) sem usinas WTE
  • Mito 3: Os RSU do Brasil não são adequados para incineração
  • Mito 4: Diminuição do PCI com aumento da reciclagem
  • Mito 5: As usinas WTE não produzem energia renovavel
  • Mito 6: Baixa eficiencia energética das As USINAS WTE
  • Mito 7: As usinas WTE destroem os empregos dos catadores
  • Mito 8: As usinas WTE poluem e liberam gases danosos
  • Mito 9: As usinas WTE produzem cinzas toxicas que contaminam o meio ambiente
  • Mito 10: As usinas WTE são uma ameaça à saude das comunidades vizinhas
  • Mito 11: As usinas WTE estão sendo proibidas na Europa

Saiba mais sobre o evento acessando o site: https://sai.org.co/events/iii-conferencia-panamericana-waste-to-energy/

Compartilhe esta publicação!