Picture of Equipe ABREN

Equipe ABREN

A ABREN integra o Global Waste to Energy Research and Technology Council (GWC) e é associada da Associação Internacional de Resíduos Sólidos ou International Solid Waste Association (ISWA)

ABREN Faz Curadoria Sobre Waste-to-Energy no BW SUMMIT DIGITAL

O Biosphere World – BW Summit digital, um dos maiores eventos sobre energia, meio ambiente e sustentabilidade, ocorreu entre os dias 16 a 19 de novembro, em edição totalmente online, e a ABREN teve papel de destaque na sua organização. 

O Presidente da ABREN, Yuri Schmitke, foi o curador do núcleo Waste-to-Energy do evento e primou pela indicação de representantes de peso na confecção dos painéis. A importância dos temas selecionados e a qualidade dos debatedores sem dúvida asseguraram que esta foi a mais bem organizada curadoria global sobre o tema no Brasil.

O evento contou com a presença do Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, do Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido, e do Presidente da European Waste Management Association – FEAD, Peter Kurth.

Ao todo, foram mais de 12 palestras temáticas sobre Waste-to-Energy, abordando os mais diversos assuntos, desde a caracterização dos resíduos até o potencial de mercado brasileiro para as usinas WTE e os desafios inerentes ao project finance, entre outros.

As palestras foram apresentadas em dois ambientes diferenciados: o Palco BW e o Universo BW, assegurando a inserção do tema em ambos os espaços. Confira os espaços:

Destaques no Palco BW

Tema: A importância da instrumentação online em UREs

Eng. Oscar Kimura (Suíça/Brasil) – Diretor de Vendas América Latina da Swan Analytische Instrumente AG, Suíça. Trabalhou como Gerente de Projetos Sênior na Swan Systems Engineering AG, Suíça, responsável por projetos relacionados à geração de vapor e energia elétrica, através do fornecimento de SWAS (Steam and Water Analysis System).  Formado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Mauá de Tecnologia (2002).

Tema: Saneamento Energético no Brasil: panorama mundial e brasileiro do WTE

MSc. Yuri Schmitke A. Belchior Tisi – Presidente Executivo da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos – ABREN, Presidente do Waste to Energy Research and Technology Council – WtERT Brasil e sócio da Girardi & Schmitke Advogados. Advogado, Pós-graduado em Direito de Energia Elétrica e Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo UniCEUB. Membro do Energy Recovery Working Group da ISWA.

Tema: Metas e perspectivas da produção e utilização de Combustível Derivado de Resíduos (CDR)

Eng. Franciso Leme – CEO W4 Resources. Formado em Engenharia de Minas pela Escola Politécnica da USP (1971), em Engenharia de Segurança pela Universidade Católica Salvador (1975), também realizou o Curso Internacional de Liderança e Desenvolvimento Estratégico pela Babson College (USA) e IMD (Suíça) (1993/1994). Trabalhou em multinacionais no Brasil, Portugal, Canadá, EUA e mais 18 países. Foi diretor de coprocessamento em cimenteiras (Lafarge, Cimpor e InterCement) e diretor da IBRAM e ABESC. Conselheiro da ABREN.

Tema: Performance e manutenção de Usinas de Recuperação Energética de Resíduos Sólidos

Eng. Giulia Kaminski Tramontin – Engenheira química formada pela UTFPR – PG. Engenheira de processos e especialista em térmica e energia formada pela UTC (Compiègne – França). Atuou como engenheira de processos responsável pela equipe de simulação de usinas Waste to Energy na empresa CNIM (La Seyne Sur Mer – França). Atualmente empreendendo na área de energias renováveis, simulação e performance industrial. É membro do grupo de experts do WtERT Brasil.

Destaques da curadoria ABREN sobre WTE –  Universo BW

Tema: Os planos da UE em relação ao Acordo Verde e a Economia Circular

Peter Kurth (Alemanha) – Presidente da Federação Europeia de Gestão de Resíduos e Serviços Ambientais (FEAD). Presidente da Associação Federal da Indústria Alemã de Gerenciamento de Resíduos (BDE). Presidente da Federação das Indústrias Alemãs (BDI). Membro do Conselho Consultivo da German RETech Partnership. Membro do Conselho Consultivo do Deutsche Bank. Bacharel em Direito e Ciências Políticas em Bonn e em Freiburg. Ministro de Estado das Finanças (senador) em Berlim de 1999 a 2001.

Tema: Condições de viabilização de projetos waste-to-energy no Brasil

MSc. Flavio Matos – Desenvolvedor de projetos Waste-to-Energy na CNIM, Paris (2002-2020), Conselheiro da ABREN e Coordenador do WtERT Brasil. Diretor da Wteec e da DAIS-Global. Graduado em Engenharia Mecânica e Administração de Empresas pela UFU (Uberlândia), Mestre em Management pela UPM (Madrid) e Engenharia de Meio Ambiente e Energia pela Ecole de Mines (França), certificado pela ISWA como International Waste Manager e membro do Chartered Intitute of Wastes Mamagement – CIWM/UK.

Tema: Projeto da Unidade de Recuperação Energética – URE Mauá

Daniel Sindicic- Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Mogi das Cruzes (1987), Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2002). CEO do Grupo LARA e consultor técnico de desenvolvimentos de projetos waste-to-energy. Vice-Presidente do WtERT Brasil e Conselheiro da ABREN.

Tema: Elaboração de Projeto Econômico-Financeiro de Tratamento Biológico

PhD. Athaydes Leite – CEO da PlanET Brasil e Diretor de Desenvolvimento de Projetos da América Latina da PlanET Biogas Global. Graduado em Química Agroindustrial pelo Instituto Federal de Goiás, Mestre em Gerenciamento do Fluxo de Matéria pela Universidade de Ciências Aplicada de Trier, Campus Ambiental de Birkenfeld, Alemanha. Doutor em Biologia e Ciências Naturais pela Universidade de Leipzig, Alemanha. Autor de 15 artigos científicos publicados em renomadas revistas científicas internacionais.

Tema: Potencial de Mercado para o Aproveitamento Estratégico de Resíduos

D.Sc. Amaro Olimpio Pereira Junior Economista formado pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado e doutorado em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ. Foi consultor da EPE e Professor Visitante na Universidade Pierre Mendès-France em Grenoble, na França e na Universidade do Texas em Austin, EUA. Atualmente é Professor de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, pesquisador do CentroClima/COPPE/UFRJ e membro do Comitê Técnico do Instituto LIFE. Participa do projeto de pesquisa Avaliação Econômica e de Impacto Ambiental do Aproveitamento Energético de Resíduos de Biomassa por Pirólise e Gaseificação.

Tema: A caracterização dos resíduos e sua importância

Ph.D. André Wagner Andrade – Engenheiro Químico com Mestrado em Tecnologia Nuclear desenvolvendo o tema “Estudo de viabilidade de uma unidade de Incineração de Rejeitos Radioativos de Nível Baixo” e Doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo através do projeto Arqueologia do Lixo. Trabalhou por 10 anos no Centro Tecnológico da Marinha (CTMSP) no setor de gerenciamento de resíduos sólidos convencionais e rejeitos radioativos sólidos. Possui experiência docente e de consultoria de mais de 18 anos em cursos de graduação e pós-graduação desenvolvendo atividades ligadas à gestão de resíduos sólidos e qualidade ambiental.

Tema: Coleta Seletiva, Compostagem e Reciclagem de Materiais

Ph.D. Patricia Pulcini Rosvald Donaire – Doutora em Ciências, Mestre Engenharia Civil e Especialista em Gestão Ambiental (UNICAMP). Bacharel em Química (UNESP). Experiência internacional CIEMAT Espanha, IAPMEI Economia Circular (Portugal) e UFRO (Chile). Possui experiência: PD&I (novos produtos) e esfera pública: RSU  e Educação Ambiental, (diretora de meio ambiente de Santa Bárbara d’Oeste. Consultora na Donaire Sistema Ltda e pesquisadora colaboradora na UFABC (CCNH – Centro de Ciências Naturais e Humanas). Auditora ISO 50001 (Sistemas de Gestão de Energia) e ISO 14001 (Sistemas de Gestão Ambiental). É membro do grupo de experts do WtERT Brasil.

Tema: Financiamento de Usinas WTE

Esp. Humberto Bizerril Gargiulo – Sócio fundador da Upside Finance. Bacharel em Direito pela USP, com especialização em Direito Empresarial (USP) e pós-graduado em Desenvolvimento Gerencial pelo PDG da FGV. Atua no mercado financeiro há 40 anos, tendo desenvolvido trabalhos nas áreas de tesouraria, mercado de capitais e corporate finance em grupos financeiros de expressão global, como Citibank, Lloyds e Chase. Foi diretor de Corporate Finance do Banco Nacional, diretor de produtos corporate do Unibanco, diretor executivo de structured finance do Banco Santander. Já atuou como professor no MBRA do IBMEC e foi professor convidado no GV PEC da FGV.

Tema: Licenciamento Ambiental – Usinas Waste to Energy

Eng. Jose Mateus Bichara – Graduado e Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos. Diretor Técnico da Atmosplan Engenharia e Consultoria Ambiental e da ArBase Engenharia, Consultoria e Representação Comercial Ltda. Possui mais de 35 anos de experiência no desenvolvimento de planos de monitoramento e de controle de fontes estacionárias de emissões atmosféricas, estudos de dispersão atmosférica de poluentes, projetos de sistemas avançados de tratamento de gases, auditoras ambientais, licenciamentos ambientais e desenvolvimento de protocolos de gestão ambiental. Foi Presidente da AWMA, Seção Brasil, e faz parte de seu Conselho de Administração. É membro expert do WtERT Brasil.

Temas: Aspectos Construtivos e Operacionais de Plantas WTE- Um breve Comparativo entre Processos

Ph.D. Josmar D. Pagliuso – Engenheiro mecânico com mestrado e doutorado pela USP e pós-doutorado pelo Massachussets Institute of Technology (MIT). Professor da USP desde 1983. Intensa experiência industrial e acadêmica em emissões poluentes de fontes fixas e móveis, incluindo tratamento térmico de resíduos por combustão, gaseificação e pirólise. Consultor no desenvolvimento industrial de caldeiras, incineradores, gaseificadores, unidades de pirólise e calcinadores. Experiência em utilização industrial de biomassa, resíduos e misturas, recuperação de energia em aterros e tratamento de esgoto. Revisor de periódicos científicos.

Tema: Viabilidade Econômica-Financeira de Projetos de Recuperação Energética de Resíduos

Esp. Julien Dias – Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Católica, MBA em Finanças pelo IBMEC/SP e Pós-graduado em Finanças pela University of London. Está no mercado financeiro e de energia há mais de 30 anos, atuando em Project Finance, Corporate Finance, Operação Estruturada, Fusões & Aquisições e Carbon Finance, com ênfase em projetos de energia e infraestrutura. Trabalhou em diversas empresas multinacionais e bancos tais como; Santander, Orbitall (Citigroup), Saint-Gobain, Brookfield, Electra Power Geração de Energia, participou da COP-15 e da Rio+20 como parte da Delegação Oficial Brasileira. É professor da ISAE/FGV, articulista do Canal Energia, conselheiro da Abrapch e Sócio da Economizenergia.

Tema: Burn them all? An introduction to waste incineration law in Brazil and Japan

Ph.D. Tiago Trentinella – Advogado. Doutor em Direito, Universidade de Osaka, Japão. Pós-doutorando, Faculdade de Direito, USP. Pesquisador e professor assistente, Faculdade de Direito, Universidade de Osaka, Japão (2014-2019). Professor Visitante, Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, USP (2017). Professor na pós-graduação em “Gerenciamento de Resíduos Sólidos”, SENAC-Jabaquara. Monitor das disciplinas “Instrumentos de Direito Privado na Proteção ao Meio Ambiente”, “Direito Ambiental”, “Direito Ambiental II” e “Direito Agroambiental” na Faculdade de Direito, USP. Supervisor da Clínica de Direito Ambiental Paulo Nogueira Neto, Faculdade de Direito, USP. Membro expert do WtERT Brasil.

Nossa sólida parceria com os organizadores do evento repercutiu na consolidação da ABREN como instituição relevante no debate sobre políticas públicas, desafios e oportunidades para implementação da reciclagem mecanizada e da recuperação energética de resíduos sólidos.

O caminho brasileiro para a implantação das usinas WTE é longo, mas o robusto conhecimento demonstrado pelos palestrantes do evento, aliado às novas perspectivas do nosso marco legal, em particular o marco legal do saneamento, Lei nº 14.026 de 2020, indicam que estamos na direção certa para o tratamento efetivo dos resíduos sólidos no País.

Mais informações no link: https://www.bwdigital.org.br

Compartilhe esta publicação!