Nos dias 11 e 12 de maio, a Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) e a Babcock & Wilcox (B&W), se reuniram com o Secretário de Projetos Especiais, Sr. Roberto Vanderlei de Andrade e o, Ministro de Estado de Minas e Energia, Exmo. Sr. Almirante de Esquadra Bento Albuquerque, para alinhar e discutir interesses mútuos.
No dia 11, a reunião aconteceu entre a ABREN, B&W e o Secretário de Projetos Especiais, Sr. Roberto Vanderlei de Andrade. O Presidente da ABREN, o Sr. Yuri Schmitke, começou com a palavra descrevendo as principais pautas atuais da ABREN e como pode contribuir para a Secretaria de Projetos Especiais. O Diretor de Vendas e Desenvolvedor de Negócios da B&W, Sr. Marcos Peraceli, deu início a apresentação sobre uma das maiores empresas de recuperação energética de resíduos sólidos urbanos do mundo.
O Sr. Secretário se colocou à disposição da ABREN e da B&W para dar continuidade à visibilidade da Associação para com os meios aos quais são envolvidos e apoiá-los no que lhes for necessário.
No dia 12, a reunião aconteceu entre a ABREN, B&W e o Exmo. Ministro de Minas e Energia, o Sr. Almirante de Esquadra Bento Albuquerque, e o Secretário de Planejamento Energético do MME, o Sr. Paulo Cesar Magalhães Domingues.
O Presidente da ABREN começou com a palavra agradecendo aos serviços prestados pelo Ministro nos últimos anos e apresentou para o setor elétrico, e em especial sobre o leilão de contratação de energia para usinas waste-to-energy, que ocorrerá em setembro deste ano.
O Sr. Marcos Peraceli realizou apresentação sobre a empresa B&W, destacando que a empresa provedora de serviços e tecnologias de energia renovável, ambiental e térmica que atua e tem operações em muitos países. Historicamente, a empresa é mais conhecida por suas caldeiras a vapor. Forneceu serviços de design, engenharia, fabricação, construção e gerenciamento de instalações para clientes nucleares, renováveis, de energia fóssil, industriais e governamentais em todo o mundo. As caldeiras da B&W fornecem mais de 300.000 megawatts de capacidade instalada em mais de 90 países ao redor do mundo. Durante a Segunda Guerra Mundial, mais da metade da frota da Marinha dos Estados Unidos foi movida por caldeiras Babcock & Wilcox.
A reunião se findou com a certeza do fortalecimento das pautas da ABREN para que o leilão em setembro seja um sucesso. Também foi ressaltada uma agenda com a Câmara dos Deputados para apresentar emendas ao projeto de modernização do setor elétrico.