Brasília, 2 de fevereiro de 2022.
A ABREN e a ABEMI se reuniram ontem, 1º de fevereiro, com o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, e o Secretário de Qualidade Ambiental, André França, para discutir pautas importantes para o setor de valorização energética de resíduos sólidos.
Na oportunidade a ABREN entregou texto da minuta de projeto de lei que cria o Programa Nacional da Recuperação Energética de Resíduos, no intuito que o Ministério possa contribuir tecnicamente para o projeto. O projeto tem apoio da Coalizão Valorização Energética de Resíduos, do qual participa ABREN, WtERT Brasil, ABIMAQ, ABEMI, CERVBRASIL, ANIP, SOBRATEMA, ABGD, ABEAMA, COOPERCAPS, CONATREC e ABERH.
Também foram discutidas importantes pautas sobre o mercado voluntário de créditos de carbono, revisão do inventário de emissões de metano, para atendimento das metas assumidas pelo Brasil na COP 26 de redução de 30% das emissões de metano até 2030, assim como a necessidade de aperfeiçoar a regulamentação para garantir maior segurança na implementação de usinas waste-to-energy no Brasil.
A ABREN convidou o Ministro para estar presente na IFAT, maior feira de saneamento do mundo que ocorre de 30 de maio a 3 de junho deste ano em Munique, Alemanha. Na oportunidade, haverá espaço para a ABREN e o MMA apresentarem o cenário brasileiro, e assim buscar atrair investimentos e tecnologias para o saneamento no Brasil, o que inclui a valorização energética de resíduos.
Pela ABREN participou Antonio Bolognesi, Presidente do Conselho, Yuri Schmitke, Presidente Executivo, Rubens Aebi, Vice-Presidente Executivo. Representando a ABEMI e a ABIMAQ, participou Joaquim Maia. Também esteve presente Ziraldo dos Santos, assessor do Deputado Arnaldo Jardim.