Na data de hoje (03/08), o Presidente Executivo da ABREN, Yuri Schmitke, e o Vice-Presidente Executivo, Rubens Aebi, estiveram presentes em reunião do Fórum do Meio Ambiente do Setor Elétrico (FMASE) com o futuro Diretor-Geral da ANEEL, Sandoval Feitosa.
Dentre as pautas discutidas, Schmitke elogiou a Consulta Pública ANEEL nº 36/2022, que tem como objeto colher subsídios para a regulamentação da possibilidade de cobrança de taxa ou tarifa de manejo de serviços públicos na conta de luz, conforme previsão no novo marco do saneamento.
Yuri também pontuou pela necessidade de diálogo com as Distribuidoras para que elas possam entender a importância de anuírem essa cobrança, assim como colocarem em prática a contratação de energia de usinas Waste-to-Energy por meio do modelo de geração distribuída por chamada pública, disciplinada por meio da Resolução Normativa nº 965/2021, e cujos valores de referência (VRES) estão disciplinados na Portaria MME nº 65/2018.
Sandoval elogiou a atuação da ABREN e ressaltou que foi o relator da Resolução Normativa nº 965/2021, tendo destacado que a geração de energia por meio de resíduos urbanos é de grande importância para o Brasil e que a ANEEL está de portas abertas para atender as demandas que envolvem essa importante fonte de energia e saneamento.
O FMASE destacou diversas pautas ambientais que envolvem o setor elétrico, estando presente o seu Presidente, Marcelo Moraes, o Presidente da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, entre outros especialistas que participam e cooperam com o FMASE em defesa do setor.
Sandoval irá tomar posse como Diretor-Geral da ANEEL no dia 15 de agosto, às 17hs, na sede da ANEEL.