O setor europeu Waste-to-Energy já é carbono neutro hoje e com apoio político adequado pode se tornar carbono negativo no futuro, de acordo com o novo CEWEP Waste-to-Energy Climate Roadmap, apresentado em 21 de junho de 2022 em Bruxelas.
“Agora temos uma base concreta, cálculos revisados por pares que mostram que Waste-to-Energy é parte da solução para a crise climática em que estamos de emissões líquidas zero até 2050.”, disse Paul De Bruycker, presidente da CEWEP.
♻️ Aplicar a hierarquia de resíduos e a avaliação do ciclo de vida ♻️
O resíduo sólido residual deve ser minimizado ao longo de todo o ciclo de vida da matéria-prima. Uma vez produzido, deve ser gerenciado de forma ambientalmente correta, levando em consideração todo o seu ciclo de vida.
Embora a hierarquia de resíduos seja o motor natural para a tomada de decisões, o impacto no meio ambiente também deve ser levado em consideração, conforme estabelecido na Diretiva-Quadro de Resíduos da União Europeia, mantendo os custos sob controle.
A hierarquia de resíduos dá prioridade clara à prevenção e à reciclagem em relação à recuperação de energia. No entanto, também dá prioridade à recuperação de energia sobre as operações de descarte (por exemplo, aterro sanitário).