Órgão ambiental paulista afirma que implementação da usina está regular, ao contrário de questionamento do instituto Pólis
O órgão ambiental paulista, a Cetesb, está contestando divulgação do Instituto Pólis de que a URE Barueri, usina de recuperação energética de 20 MW que vai utilizar como combustível resíduos sólidos urbanos da região, teria iniciado sua construção com base em uma licença de instalação vencida.
Em solicitação da reportagem do EnergiaHoje, a Cetesb, responsável pelo licenciamento ambiental no estado paulista, afirma que a implantação da URE está regular, conforme nota a seguir.
“A licença de instalação – nº 32003808 – era válida até 03/12/2018, período no qual o empreendimento deveria iniciar a implantação de suas instalações. Após o prazo inicial e por solicitação do empreendedor, a validade da LI foi prorrogada, até 03/12/2021. A empresa comunicou, em 26/11/2021, o início das obras, com a limpeza do terreno e demarcação dos pontos de escavação, fato constatado pela Cetesb em inspeção no local, em 07/12/21. Caracterizado o início da implantação da usina, dentro do prazo de validade da licença emitida, esta permanece automaticamente válida, não sendo necessário o requerimento de nova Licença de Instalação”, disse o órgão em nota.
A notícia é do Energia Hoje. Confira ela na íntegra em: https://energiahoje.editorabrasilenergia.com.br/cetesb-contesta-denuncia-de-que-ure-barueri-comecou-obras-com-licenca-vencida/