Equipe ABREN

Equipe ABREN

A ABREN integra o Global Waste to Energy Research and Technology Council (GWC) e é associada da Associação Internacional de Resíduos Sólidos ou International Solid Waste Association (ISWA)

Rui Costa diz que União apoiará tecnologias de tratamento de resíduos sólidos urbanos em fórum de empresários Brasil-Suíça

Compartilhar em linkedin
Compartilhar em facebook
Compartilhar em whatsapp
Compartilhar em email

A ABREN participou nesta quarta-feira, 05 de julho, do Fórum Brasil-Suíça de Investimentos e Inovação em Infraestrutura e Sustentabilidade, realizado no Itamaraty, em Brasília. O evento contou com a participação da mais alta autoridade da Suíça, o Conselheiro Federal Guy Parmelin; do Vice-Presidente da República do Brasil, Geraldo Alckmin; do Ministro Rui Costa, da Casa Civil do Brasil e do secretário do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil, Marcus Cavalcanti.

O associado da ABREN, Hitachi Zosen Inova, esteve representado pelo seu CFO (Chief Financial Officer & Head of Shared Services), Heiko Wiesner e por Roland Greil, Diretor Senior de Vendas, Conselheiro da ABREN e responsável pelos projetos de Waste-to-Energy no Brasil. A Hitachi é líder global na fabricação e construção das usinas Waste-to-Energy no mundo.

Apoio da União à Gestão de Resíduos

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que o Governo Federal quer atrair o setor privado nacional e internacional utilizando Concessões na forma de Parceria público-privadas (PPPs). Os setores de saneamento e a geração de energia deverão ser alvo de investimentos internacionais, promovendo obras alicerçadas na sustentabilidade ambiental.

Rui Costa explicou aos investidores suíços que, apesar da Gestão de Resíduos Sólidos ser originalmente de competência dos Municípios, o Governo Federal terá participação cada vez maior no processo, por meio da estruturação de projetos regionais para um melhor destino aos resíduos urbanos. A tecnologia Waste-to-Energy (Recuperação Energética de Resíduos Sólidos Urbanos) é a opção tecnológica de destino final de resíduos mais utilizada pela Suíça e outros países comprometidos com a preservação do meio ambiente.

Em reunião informal durante o evento com o presidente executivo da ABREN, Yuri Schmitke, e o suíço Roland Greil, da Hitachi Zonze Inova, o ministro Rui Costa prometeu atenção especial à tecnologia Waste-to-Energy no Brasil, favorecendo a montagem de projetos a serem utilizados por cidades ou consórcios de municípios com mais de 700 mil habitantes.

Como parte do Fórum Brasil-Suíça, o Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, recebeu empresários, políticos e autoridades para jantar na Embaixada. Na oportunidade, o presidente do Conselho Administrativo da ABREN, Antonio Bolognesi, defendeu a pauta da ABREN para líderes brasileiros e suíços presentes ao evento, inclusive em conversa que teve com o Embaixador Suíço.

Compartilhe esta publicação!

Compartilhar em linkedin
Compartilhar em facebook
Compartilhar em whatsapp
Compartilhar em email