Equipe ABREN

Equipe ABREN

A ABREN integra o Global Waste to Energy Research and Technology Council (GWC) e é associada da Associação Internacional de Resíduos Sólidos ou International Solid Waste Association (ISWA)

Celina Leão estuda Programa de Gestão Sustentável de Resíduos Urbanos no DF

Compartilhar em linkedin
Compartilhar em facebook
Compartilhar em whatsapp
Compartilhar em email

A Vice-Governadora do Distrito Federal, Celina Leão, se reuniu, no dia 07 de julho, com o Presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA), o Presidente Executivo da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN), e representante da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA-DF) para discutir o Programa de Gestão Sustentável e Integrada de Resíduos do Distrito Federal.

Desde 2018, o Distrito Federal desenvolve o projeto, que agora se encontra em fase final, a espera de aprovação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) para divulgação de edital de contratação das empresas que farão a operação de tratamento e destino final do lixo do Distrito Federal. O Programa é dividido em duas concessões: 1. Ecoparques com unidades de Tratamento Mecânico Biológico (TMB); 2. Gestão do Aterro Sanitário com captura de gás de aterro e implementação de Usina de Recuperação Energética de Resíduos (URE).

A fração residual resultado do TMB dos RSU, após a segregação de todos os materiais recicláveis que será destinado às cooperativas de reciclagem do DF, possibilitará a geração de 45 MW de potência instalada para geração de energia, que poderá ser usada para transporte (metro e ônibus) e prédios públicos do Distrito Federal. Este sistema de já vem sendo adotado em diversos países do mundo para desvio de resíduos de aterros sanitários e produção de energia limpa e renovável.

A adoção do novo Programa, além de reduzir em mais de 80% o volume de material a ser destinado ao Aterro Sanitário de Brasília (Samambaia), promoverá inúmeros benefícios sociais, ambientais e econômicos para toda sociedade do Distrito Federal, sendo que para cada R$ 1,00 investido, o DF irá economizar R$ 3,00 na saúde pública e no meio ambiente nos próximos anos.

Compartilhe esta publicação!

Compartilhar em linkedin
Compartilhar em facebook
Compartilhar em whatsapp
Compartilhar em email