Do lixo à energia
A icônica Torre Eiffel em Paris, França, pesa 10.100 toneladas. Aproximadamente 188 Torres Eiffel é o peso dos resíduos sólidos municipais processados anualmente pelo recém-concluído Dubai Waste Management Centre (DMWC), nos Emirados Árabes Unidos. 1.900.000 toneladas de resíduos serão convertidas em energia, gerando 200 MW de eletricidade e fornecendo cerca de 2% do consumo total de energia de Dubai. Iniciada pela Prefeitura de Dubai, a usina de transformação de resíduos em energia é uma das maiores do gênero no mundo e representa um passo significativo para a realização da Dubai Clean Energy Strategy 2050, que visa criar uma infraestrutura de energia limpa para o país.
A equipe da KAEFER nos Emirados Árabes Unidos foi responsável pela especificação, fornecimento e instalação de isolamento térmico em tubulações, equipamentos e dutos. O projeto foi concedido à KAEFER por nosso cliente de longa data, EM Hidromontaza (EMH). “Estamos orgulhosos de fazer parte da maior e mais eficiente usina de transformação de resíduos em energia do mundo, que fornecerá eletricidade a 135.000 residências todos os anos. Um projeto que reforça a posição de Dubai como líder em desenvolvimento de infraestrutura sustentável”, diz Sanjay Kumar, Diretor Administrativo da KAEFER LLC.
A colaboração global se mostra inestimável
O projeto DMWC começou a ser construído em 2020 sob a liderança da Hitachi Zosen Inova (HZI) e da BESIX, atuando como empreiteiras gerais em nome do município de Dubai. A usina de incineração de resíduos com cinco unidades, localizada no aterro sanitário de Warsan, estabeleceu uma nova referência em tecnologia de transformação de resíduos em energia. Quando estiver totalmente operacional em 2024, a DMWC contribuirá significativamente para o cenário de energia renovável de Dubai nos próximos 35 anos.
Por ser um projeto único no Oriente Médio e o primeiro projeto de energia renovável da KAEFER nos Emirados Árabes Unidos, a colaboração global entre o departamento de Corporate Innovation & Technical Excellence da KAEFER e a equipe local se mostrou inestimável. Os engenheiros de Bremen calcularam a espessura ideal de isolamento para os dutos e equipamentos nos estágios iniciais do projeto. Com 18.300 m² de isolamento de tubos, 19.000 m² de isolamento de dutos e 6.200 m² de isolamento de equipamentos, a contribuição da KAEFER está ajudando a garantir a eficiência energética e o desempenho da planta nos próximos anos.
A equipe concluiu as cinco unidades em 298.000 horas-homem sem nenhum LTI, recebendo o reconhecimento da HZI por seu desempenho, qualidade do trabalho e conclusão do projeto no prazo. Sanjay Kumar acrescenta: “Elogiamos a incrível equipe por sua dedicação em concluir esse projeto especial dentro do prazo e torná-lo um grande sucesso para todos nós.” Como resultado, a HZI e a EMH já concederam pedidos adicionais à KAEFER para esse projeto. Além de suas conquistas louváveis, a equipe implementou os princípios LEAN durante o projeto, visando minimizar o desperdício, otimizar processos e melhorar continuamente. Isso incluiu o fornecimento de treinamento LEAN para 150 colegas em horários de pico e a implementação de estratégias eficientes, como a pré-fabricação de isolamento e revestimento de dutos em uma área de descanso exclusiva. Essas iniciativas não apenas aumentaram a eficiência, mas também criaram mais valor para os clientes e nossas equipes.
Gerenciamento de projetos exemplar em ação
Como em qualquer projeto, a tecnologia avançada e os processos simplificados desempenham um papel importante, mas seu sucesso depende muito das pessoas que o executam – e o projeto DWMC não foi exceção. À frente da excepcional equipe da KAEFER estava o Gerente de Projetos Allen Mathew, que trabalha com a KAEFER há mais de 15 anos. Allen não apenas liderou a força de trabalho, mas também garantiu o sucesso do projeto: conclusão no prazo, dentro do orçamento e do escopo. Para Allen Mathew “…foi ótimo fazer parte de um projeto sustentável e trabalhar com novos clientes, conhecendo sua cultura e ideias.”
Essa busca constante pela excelência não passou despercebida, pois a equipe da unidade recebeu visitas frequentes e elogios da gerência local e até mesmo da Diretoria Executiva da KAEFER. “Foi um prazer visitar este site e ver como nossos colegas no Oriente Médio estão buscando as melhores práticas de segurança e aplicando métodos de melhoria contínua usando nossas ferramentas LEAN. O sucesso da KAEFER na região é certamente impulsionado por esse tipo de compromisso, algo que estamos muito satisfeitos em ver em todo o mundo KAEFER”, diz Sandro Barrach, COO do Grupo KAEFER.
A conclusão do projeto DWMC é um grande sucesso para a KAEFER no Oriente Médio. Como afirma o Gerente Geral da KAEFER nos Emirados Árabes Unidos, Amar Deshmukh: “É com grande orgulho e prazer que trabalhamos neste projeto, pois nossa estratégia corporativa de redução de resíduos está apoiando a estratégia nacional dos Emirados Árabes Unidos.” Estamos entusiasmados com o que está por vir!