Global WtERT entrega carta para o Ministro das Cidades Jader Filho alertando sobre emissões de metano de resíduos
Hoje (06/12), o Ministro das Cidades Jader Filho, discursou na plenária da COP28 representando o Brasil, tendo destacado a importância de investimento no setor de resíduos e redução de emissões de gases de efeito estufa nas cidades.
Na ocasião, o Presidente Executivo da Abren e Vice Presidente do Global Waste to Energy Research and Technology Council – WtERT, Yuri Schmitke, entregou carta assinada pelo WtERT e a Sharjah University, cujo destinatário é o Presidente Designado da COP28, Excelentíssimo Sultan Ahmed Al Jaber.
A carta traz um alerta sobre as emissões de metano em aterros sanitários, que mesmo com os mais modernos sistemas de captura de biogás, deixam escapar de 50 a 70% do metano, conforme apontam imagens de satélites da NASA.
No Brasil, as emissões são de 3 a 10 vezes superiores quando comparado com as declarações dos aterros no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL da Convenção Quadro das Nações Unidas para a Mudança do Clima – UNFCCC.
A solução para este problema é desviar os resíduo de aterros, seguindo a hierarquia de resíduos: reutilizar, reciclar, e efetuar o tratamento térmico (waste to energy) e biológico (compostagem). Essas práticas levam a uma redução de 9.2 vezes dos gases de efeito estufa, conforme estudo do Brazil Energy Program – BEP do Reino Unido (UK, 2022).