O debate acabou: Waste-to-Energy funciona. Ele escala. Ele entrega resultados. A China prova que o WtE é o futuro: mais limpo, mais inteligente e mais barata do que aterros sanitários

O Conselho Global de Pesquisa e Tecnologia de Conversão de Resíduos em Energia (WtERT®) participou com orgulho da 11ª Conferência de Tecnologia e Equipamentos de Conversão de Resíduos em Energia e da 1ª Conferência ISWA Beacon sobre Waste-to-Energy, realizadas em Xi’an, China, de 1 a 4 de julho de 2025. O evento, realizado pela primeira vez na China e coorganizado pela ISWA e pela CAUES, reuniu mais de 600 especialistas globais e marcou um ponto de virada para a comunidade global de Waste-to-Energy.

Liderada pelo presidente do WtERT, Prof. Qunxing Huang, e pelos vice-presidentes, Prof. Xiaodong Li e Dr. Reda Kabbaj, a delegação do WtERT testemunhou e contribuiu para a demonstração da China de como seria um modelo de WtE sustentável e totalmente em escala.

Com mais de 1.135 usinas de incineração, processando 1,1 milhão de toneladas de resíduos diariamente e produzindo 27.000 MW de energia limpa, a China agora representa mais da metade da capacidade total de WtE do mundo. Esses números enviam um sinal claro: os aterros sanitários estão obsoletos. A redução do metano é real. Os benefícios climáticos são mensuráveis.

E a economia? O WtE é 100% econômico em comparação com os aterros sanitários, considerando os danos ambientais e à saúde a longo prazo causados pelo metano e pelo chorume.

O Prof. Huang apresentou uma pesquisa inovadora sobre sistemas WtE inteligentes alimentados por IA, mostrando como a combustão inteligente e a otimização do sistema podem melhorar drasticamente a eficiência e o desempenho ambiental. O Prof. Xiaodong Li compartilhou insights profundos sobre o monitoramento de emissões de carbono e a análise da pegada de carbono de usinas de incineração modernas, reforçando o papel da transparência e dos dados na ação climática. O Dr. Reda Kabbaj apresentou a visão da WtERT para a colaboração estratégica entre a academia, a P&D e o governo, a fim de acelerar a implantação da conversão de resíduos em energia na África, tornando a aterros sanitários uma prática do passado.

Suas contribuições refletem a missão da WtERT de unir ciência, política e indústria em apoio a uma transição global, afastando-se do aterro sanitário descontrolado e caminhando em direção a soluções de conversão de resíduos em energia limpas, mensuráveis e escaláveis.

Momentos de Xi’an: WtERT na vanguarda do WtE global

Fonte: https://wtert.org/the-debate-is-over-waste-to-energy-works-it-scales-it-delivers-china-proves-that-wte-is-the-future-cleaner-smarter-and-cheaper-than-landfills/#

Compartilhe esta publicação!

O debate acabou: Waste-to-Energy funciona. Ele escala. Ele entrega resultados. A China prova que o WtE é o futuro: mais limpo, mais inteligente e mais barata do que aterros sanitários

Picture of Equipe ABREN

Equipe ABREN

A ABREN integra o Global Waste to Energy Research and Technology Council (GWC) e é associada da Associação Internacional de Resíduos Sólidos ou International Solid Waste Association (ISWA)

Outras Publicações:

Abrir bate-papo
Olá! Somos a ABREN. Precisa de ajuda? Estamos à disposição!