Picture of Equipe ABREN

Equipe ABREN

A ABREN integra o Global Waste to Energy Research and Technology Council (GWC) e é associada da Associação Internacional de Resíduos Sólidos ou International Solid Waste Association (ISWA)

ABREN sai em defesa do biogás no Gás Brasil Congress, no Rio de Janeiro

Com menos de seis meses de existência, ABREN participou, com destaque, do maior evento do ano sobre gás no Brasil. O presidente da entidade e três diretores acompanharam as discussões do Gás Brasil Congress, realizado nos dias 03 e 04 dezembro, no Rio de Janeiro. O evento discutiu aspectos relacionados às questões de desregulamentação, operação e comercialização do gás.

O encontro reuniu dezenas de especialistas e lideranças dos setores público e privado para debater os desafios, oportunidades e soluções para acelerar o desenvolvimento do setor de gás no país.

O presidente da ABREN, Yuri Schmitke, foi um dos quatro convidados do Seminário Especial, que fechou o evento. O executivo apresentou os benefícios do biogás (retirado de resíduos sólidos) como opção energética “limpa e não fóssil” para o país, “com a vantagem de auxiliar na solução de uma das questões que mais incomoda o gestor público: o destino do lixo que se acumula nos aterros (lixões) espalhados pelo país”.

Em sua apresentação sobre dados e informações a respeito da produção de biogás no Brasil e no mundo, Schmitke ressaltou que o metano (ou o biometano) retirado dos aterros é mais limpo e eficiente do que qualquer outro gás utilizado em veículos e motores. Além disto, acrescentou, como a produção de biogás tem origem no resíduo, não tem risco de faltar matéria prima. O biogás é uma solução energética importante para a questão sanitária brasileira.

Waste-to-Energy

Sobre a promissora recuperação energética de resíduos no Brasil (waste to energy), o presidente da ABREN disse que se implementada em sua total capacidade, a energia produzida a partir dos resíduos sólidos poderia ser capaz de prover pelo menos 20% das necessidades energéticas do país. Se aproveitarmos todo o RSU (Resíduo Sólido Urbano) produzido no Brasil, seria possível abastecer 90% da frota de ônibus públicos e 100% dos caminhões de lixo que circulam nas ruas das cidades brasileiras, disse Yuri.

Entre os palestrantes que participaram do evento, Symone Christine de Araújo, Diretora do Departamento de Gás Natural do MME; Helio da Cunha Bisaggio, Superintendente de Infraestrutura e Movimentação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustiveis; Marcelo Alfradique, Superintendente Adjunto de Petróleo e Gás Natural da EPE; Álvaro Tupiassu, Gerente Geral Gás, Refino & Energia da PETROBRAS; Guilherme Perdigão, Diretor de Conselho de Administração e Desenvolvimento de Negócios da Shell; Carlos Langoni, Diretor da FG; Ovídio Quintana, Senior Business Development Manager da Engie– TAG; Celso Silva, Vice Presidente Executivo | GOLAR POWER; Renato Nazareth, CEO da PDICC; Bernardo Bezerra, Diretor Técnico da PSR; Rodrigo Leite, da Leite Roston Advogados, entre outros.

Representando a ABREN, além de Yuri Schmitke, participaram do evento o diretor Técnico Carlos Souza, a diretora de Relações Governamentais, Cristianne Gonçalves, e o diretor de de Comunicação, André Camargo.

Compartilhe esta publicação!