A ABREN tem a honra de anunciar o Grupo Salmeron como seu mais novo associado. Fundado em 1979, Grupo Salmeron é uma das maiores empresas brasileiras de gestão de resíduos. A empresa faz coleta, tratamento, reciclagem, recuperação, armazenamento, descaracterização, valorização e comercialização de diversos tipos de resíduos. Ainda promove estudos e consultorias ambientais. Tem unidades localizadas em Campinas/SP, Jundiaí/ SP, Cotia/SP, Sorocaba/SP (3) e São Pedro do Ivaí/PR, mas também tem negócios fora de São Paulo e atuam em unidades internas em mais 21 clientes de segmentos diferenciados.
Possui diversos certificados de excelência e licenças de órgãos como CETESB e IBAMA. Tem positiva experiência com mais de 2000 clientes “atendidos com dedicação, personalização, inovação e eficiência. Sempre com o compromisso de contribuir para a vida através das nossas atividades, visando a redução dos impactos ambientais e a proteção ao meio ambiente”.
Conheça mais sobre o nosso novo associado em www.gruposalmeron.com.br.
História
O histórico da Família Salmeron com resíduos se dá desde os anos 50, com o emigrante espanhol Francisco Salmeron Cabrerizo (avô dos atuais diretores) que trabalhava como catador de sucatas nas ruas de Granada, Espanha.
Em janeiro de 1954, com as dificuldades pós-guerra, Francisco parte para o Brasil em busca de uma vida mais próspera para sua família. Começou a trabalhar como agricultor em um sítio em Salto de Pirapora/SP e, ao perceber a quantidade de objetos descartados incorretamente na rua, decide coletar, tratar e comercializar sucatas metálicas, ossos de açougues (mercado de botões). Francisco Salmeron sempre enxergou valor em cada tipo de resíduo. O que para muitos era considerado lixo, para ele era uma oportunidade de transformar.
Após 24 anos trabalhando na área de forma informal, em abril de 1979, com ajuda de seus filhos, Juan e Francisco (pai dos atuais diretores), funda a Salmeron Aparas de Papel e a Salmeron Sucatas, ambas em Sorocaba/SP.
Em 1998, Francisco Salmeron Filho torna-se pioneiro nas atividades de reciclagem energética no país, ao aplicar conceitos da reciclagem de sucatas metálicas, papel e papelão também para a reciclagem de madeiras. Três anos depois, funda a Salmeron Madeiras, localizada na Rodovia Raposo Tavares Sorocaba/SP.
Em 2008, Ricardo Salmeron, filho mais velho de Francisco, assume a diretoria da empresa e promove a expansão do grupo com aquisição de novas unidades. Inauguração da unidade Capuava em Cotia/SP em 2009, focada na Gestão de Resíduos de Madeiras e Biomassa.
Em 2010, início das atividades em Jundiaí/SP também dedicada a Gestão de Resíduos de Madeira e Biomassa. Dois anos depois, abertura de mais uma unidade de Gestão de Resíduos de Madeiras e Biomassa em Campinas/SP. Mais dois anos e cria a unidade matriz Biosfera na Av. dos Bandeirantes em Sorocaba/SP, buscando a integração e gestão total de diferentes resíduos (plástico, papel e papelão). Expansão da unidade e início do trabalho de reciclagem energética com a blendagem e o coprocessamento de resíduos (CDR). Em 2017, uma nova unidade focada em Gestão de Resíduos de Madeira e Biomassa em São Pedro do Ivaí/Paraná.