A participação da ABREN na maior feira do Setor de Água, Esgoto, Resíduos sólidos e Meio Ambiente do mundo foi adiada para 2021 ou 2022, em virtude do cancelamento do evento neste ano. O IFAT, que é realizado em Munique, a cada dois anos, este ano foi cancelado em virtude da pandemia causada pelo virus COVID 19 que atingiu fortemente o mundo todo.
Para a versão 2020 do IFAT em Munique, uma nova data ainda será estabelecida pelos organizadores do evento.
A diretoria da ABREN ainda vai deliberar se manterá a viagem à Europa, em setembro, para cumprir outros compromissos anteriormente programados com empresas e entidades internacionais. Em principio, no IFAT, a ABREN deveria se apresentar em dois momentos durante o evento. No Stand do IFAT da DGAW (associação alemã de resíduos sólidos urbanos). E num Brunch promovido tambem pela associação irmã alemã.
A IFAT (Feira Mundial de Gerenciamento de Água, Esgoto, Resíduos e Matérias-Primas) atua em todo o mundo, oferecendo inovações, recursos e soluções, especificamente para enfrentar os desafios presentes em vários mercados. Além do evento em Munique, o IFAT também organiza feiras individuais na China, Índia, Turquia e África do Sul como parte de uma rede global para tomadores de decisão em empresas que operam no setor de tecnologia ambiental. O evento em Munique é a primeira e principal iniciativa dos organizadores.
Na ultima edição do evento, em 2018, estiveram no IFAT mais de 141.000 visitantes, de mais de 160 países. Em 2016, foram 136.885 visitantes. Acima de tudo, isso significa um aumento da internacionalidade da IFAT. O maior crescimento veio (nesta ordem): Japão, Rússia, Austrália, China e Eslovênia. No total, 3.305 expositores de 58 países apresentaram seus produtos e inovações para a crescente indústria ambiental.
Para Yuri Schmitke que participaria pela primeira vez, o IFAT é um exemplo impressionante de uma grande plataforma para empresas públicas e privadas se apresentarem e se atualizarem sobre as mais modernas tecnologia sobre temas relacionadas á água, esgoto, indústria de resíduos e matérias-primas para as indústrias desses setores.
Concomitantemente ao evento, o presidente da ABREN, Yuri Schmitke teria agenda de visitas e reuniões na Alemanha e Austria. “Neste momento de incertezas, estamos tentando reagendar e aumentar o numero de visitas e encontros afim de aproveitar as passagens aéreas e hospedagem já adquiridos e não reembolsáveis”, disse o assessor da Diretoria da ABREN, Willian Schiller.