Picture of Equipe ABREN

Equipe ABREN

A ABREN integra o Global Waste to Energy Research and Technology Council (GWC) e é associada da Associação Internacional de Resíduos Sólidos ou International Solid Waste Association (ISWA)

ABREN se encontra com presidentes de Frentes Parlamentares da Câmara

O presidente da ABREN, Yuri Schmitke, esteve na manhã de hoje (13) em visita a alguns gabinetes da Câmara dos Deputados, em Brasília – especialmente presidentes de frentes parlamentares ligadas ao setores da energia resíduos.

A atual Sessão Legislativa teve inicio em 02 de fevereiro último, mas somente agora alguns parlamentares abriram a agenda para receber a ABREN. “Estamos acompanhando diversos projetos referentes aos temas ‘Energia’ e ‘Resíduos’ no Congresso Nacional, a começar pelos projetos que pedem alteração na Lei nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS). “É obrigação de quem representa o setor, estar sempre em contato com autores e relatores, além de fortalecer a relação com parlamentares parceiros”, explicou Yuri.

Arnaldo Jardim (Cidadania SP)
A sequência de visitas começou no gabinete da Liderança do Cidadania, onde o presidente da ABREN foi recebido pelo líder, deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania SP).

Em seu quarto mandato como deputado federal, Arnaldo Jardim, que atualmente é presidente da Frente Parlamentar pela Criação de Estímulos Econômicos para a Preservação Ambiental (Frente da Economia Verde) participou de da criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos na Câmara. Em parceria com a ABREN, o deputado paulista pretende alterar mais uma vez a PNRS, desta vez para incentivar a recuperação energética a partir de resíduos sólidos urbanos.

Sérgio Vidigal (PDT-ES)
Yuri e a diretora de Relações Governamentais, Cristianne Gonçalves, estiveram também com Sergio Vidigal (PDT ES), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Pequenos e Médios Municípios, que se prontificou a apoiar a ABREN no contato com os prefeitos interessados em informações, tecnologia e aquisição de equipamentos para o correto tratamento de resíduos dos municípios ligados à Frente presidida pelo deputado capixaba Sérgio Vidigal.

Cristianne Conçalves, dep Sergio Vidigal e Yuri Schmitke Tisi

Geninho Zuliani (DEM SP)
Com o deputado federal Geninho Zuliani (DEM SP), que é presidente da Frente Parlamentar dos Resíduos Sólidos, o encontro da ABREN foi para “consolidar o contato que vem tendo desde o ano passado”, quando o deputado paulista relatava o PL do Saneamento. “É um parlamentar que temos todo interesse em mantê-lo como parceiro. Vamos estar sempre juntos daqui para frente”, ressaltou o presidente da ABREN.

Fabio Ramalho (MDB MG)
Yuri também esteve no gabinete do deputado federal Fábio Ramalho (MDB MG), que está no quarto mandato na Câmara dos Deputados, ex 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados e um dos líderes parlamentares da Comissão de Minas e Energia (CME). “Fábio Ramalho é reconhecidamente um grande articulador e um dos nomes mais cotados para assumir a presidência da CME este ano”, previu Yuri.

Eduardo Bismarck (PDT-CE)
A ABREN também esteve no gabinete do relator da Sub Comissão Permanente de Fontes de Energias Renováveis e Biocombustível, da Comissão de Minas e Energia. Ano passado, o deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE) aprovou requerimento para realização de audiência publica com o objetivo de “debater sobre a utilização de biomassa e resíduos sólidos para a produção de energia elétrica” com a presença também já aprovadas do presidente da EMBRAPA, da ABIB (Ass. Bras. das Indústrias de Biomassa e Energia Renovável) e de representante da WEG.

O presidente da ABREN solicitou ao deputado que, antes de marcar a data da audiência publica, incluir o setor de Recuperação Energética de Resíduos no rol de convidados. Eduardo Bismarck também preside a Frente Parlamentar do Pacto Federativo (FPPF) e é muito atuante nas reuniões da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

Deputado Carlos Gomes (Republicanos RS)
O Presidente Executivo da ABREN também esteve no gabinete do deputado Carlos Gomes (Republicanos RS), para tratar sobre o pedido de audiência pública já ingressado na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), para tratar de ‘recuperação energética de resíduos sólidos urbanos’. A data para a realização da audiência pública na CMADS será definida assim que a comissão eleger seu novo presidente, após o carnaval, informou o deputado.

Compartilhe esta publicação!