O Presidente da ABREN, Yuri Schmitke, palestrou no evento ressaltando ser da essência compreender a distinção entre resíduos sólidos e rejeitos, especialmente no tocante ao que estabelece a Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos, ao disciplinar que somente os rejeitos são passíveis de envio aos aterros.
Yuri também destacou a preocupante situação do esgotamento do tempo de vida útil dos aterros sanitários no País, particularmente os do Estado de São Paulo. “É preciso vislumbrar novas alternativas eficazes à disposição do lixo urbano e as usinas URE representam o novo e necessário patamar nessa lógica. Estamos muito felizes com o pioneirismo e o avanço sobre essa pauta no Estado de São Paulo”, comentou Schmitke.
O evento também contou com a participação da professora Telma Franco (NIPE/UNICAMP) e do Presidente da Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet), Auri Marçon.
Para assistir a palestra de Yuri Schmitke, CLIQUE AQUI.
Para fazer o download da palestra em PDF, CLIQUE AQUI.
Sobre o Webinar:
FAPESP e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo firmam Protocolo de Intenções para Valorização de Resíduos no Estado de São Paulo.
Durante o Webinar “Valorização de Resíduos” ocorrido hoje (24 de fevereiro de 2021), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo (SIMA) firmaram um Protocolo de Intenções, cujo escopo, entre outros itens, é o de encorajar a implementação de Usinas de Recuperação Energética de Resíduos (URE) no Estado, sendo este um resultado direto da repercussão dos trabalhos da ABREN na agenda do manejo de resíduos voltado à recuperação energética, comentou o Presidente da ABREN presente ao evento online, Yuri Schmitke.
À ocasião, Marcos Rodrigues Penido, Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, ressaltou que os resíduos sólidos urbanos compõem não só a agenda de saneamento básico: água, esgoto, resíduo sólidos urbanos e drenagem, mas também a agenda de energia. Penido ressaltou que o “desperdício de resíduos que poderiam ser aproveitados para gerar energia no Estado de São Paulo é gritante”.
Imagens da apresentação de Marcos Rodrigues Penido, Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo
A criação de uma Comissão Estadual de Gestão de RSU no Estado, por meio do Decreto 64.621/2019, investigará, entre outros assuntos, as novas rotas tecnológicas para o manejo de resíduos como as impulsionadas pelas usinas URE. A Comissão Estadual de Gestão de RSU do Estado de São Paulo é composta por 9 órgãos do governo e 20 representantes, que atuarão em seis diferentes grupos de trabalho.
O potencial econômico, social e ambiental do tratamento de resíduos urbanos, industriais e agrícolas, e as oportunidades oferecidas pela legislação brasileira no tocante à redução de efluentes, reciclagem e reuso também foram temas de debates durante o Webinar, que teve como moderador Luiz Augusto Horta Nogueira, Coordenador do Programa BIOEN-FAPESP e do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE/UNICAMP).
Cronograma:
- Entra vinheta de abertura do evento
- Marco Antonio Zago, Presidente da FAPESP
- Luiz Eugênio Mello, Diretor Científico da FAPESP
- Glaucia Mendes Souza, Membro da Coordenação do Programa BIOEN- FAPESP
- Marcos Penido, Secretário de Infraestrura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo
- Assinatura do Acordo – Prof. Horta anuncia a assinatura do acordo entre SIMA e FAPESP
- Prof.Horta: As perguntas devem ser enviadas para o e-mail: bioen-webinars@ fapesp.br, serão respondidas durante o evento e ao final das palestras.
- Prof. Horta informa o inicio das palestras e anuncia o primeiro palestrante
- Marcos Penido, Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo
- Telma Franco, Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE/ Unicamp)
- Yuri Schmitke, Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN)
- Auri Marçon, Associação Brasileira da Indústria do PET (ABIPET)
- Sessão de perguntas e respostas
- Prof. Horta pede aos palestrantes para abrirem suas câmeras e microfones
- Encerramento