No dia 10 de fevereiro de 2022 foi realizada a primeira reunião do Waste-to-Energy Research and Technology Council – WtERT Brasil. A reunião foi conduzida pelo seu Presidente, Yuri Schmitke, Vice-Presidente Flavio Matos e o Secretário Rubens Aebi. Contando com 32 presentes, a reunião tratou de assuntos relevantes afetos à recuperação energética de resíduos sólidos.
A diretoria estabeleceu metas de publicação de artigo acadêmico por ano em revistas acadêmicas com alguma classificação qualis para todos os membros, tendo como objetivo a seleção de trabalhos para apresentação no Seminário anual do WtERT que ocorrerá este ano.
A Diretoria do WtERT ficou a disposição para auxiliar os acadêmicos e centros de estudos vinculados aos membros para trabalharem na captação de fundos para projetos de P&D, sob responsabilidade exclusiva dos pesquisadores e em parceria ou não com outras instituições que não sejam a ABREN ou WtERT Brasil.
Foi debatida a organização e participação do 1º Congresso WtERT Brasil 2022, no auditório da FGV Rio de Janeiro, em que haverá a constituição do comitê de revisão dos resumos anônimos para aprovação, revisão e seleção dos artigos que serão apresentados no Seminário, assim como definição do editorial para publicação do anuário com os artigos apresentados no evento em meio digital.
Também se discutiu sobre a possibilidade de organização do Congresso Mundial do Global WtERT Council (GWC) no Brasil, no 2º semestre de 2022 ou no 1º semestre de 2023, no auditório da FGV Rio de Janeiro, trazendo especialistas de mais de 20 países para apresentarem suas experiências e conhecimento sobre waste-to-energy ao Brasil.
A reunião também tratou sobre a possibilidade de participação dos membros em Grupos de Estudo, Grupos de Trabalho e Publicações em revistas acadêmicas nacionais e internacionais (ISWA), assim como no Grupo de Trabalho que está executando o Guia Nacional de Recuperação Energética de Resíduos, sob a coordenação do Vice-Presidente do WtERT Brasil, Flavio Matos.
Todos os membros do WtERT Brasil se apresentaram falando sobre formação acadêmica, profissional, área de atuação e principais trabalhos realizados, estando presentes Walfrido Ataíde, Patrícia Donaire, Andrea Gutierrez, André Wagner, Antonio Bolognesi, Cácia Pimentel, Daniel Sindicic, Charles Carneiro, Evandro Tagliaferro, Fábio Soares, Giulia Tramontin, Glauber Cruz, Heleno Quevedo, José Bichara, Luciano Fedalto, Maria Luisa Nerys, Luiz Carlos Assumpção, André Oliveira Menezes, Priscila Bolcchi, Evandro José Lopes, Renato Batista, Rogel Martins, Ronaldo Stefanutti, Vitor Torres, Yuri Pilissão, Warwick Manfriano, Tiago Trentinella e Mario Saffer.
A missão dos membros do WtERT é identificar as melhores tecnologias disponíveis para o tratamento de vários resíduos, conduzir pesquisas acadêmicas adicionais conforme necessário e disseminar essas informações por meio de publicações, em páginas da Web e reuniões periódicas. Em particular, os membros da WtERT se esforçam para aumentar a recuperação global de materiais e energia de resíduos sólidos, por meio de reciclagem, compostagem, recuperação energética (waste-to-energy) e aterro sanitário com geração de eletricidade por meio do metano capturado. O princípio norteador é que o gerenciamento responsável de resíduos deve se basear na ciência e na melhor tecnologia disponível em um local específico, e não no que parece barato agora, mas pode custar muito caro no futuro.
Saiba mais sobre o WtERT Brasil e o Conselho Global do WtERT (Global Council – GWC) acessando o link: https://abren.org.br/wtert-quem-somos/