Picture of Equipe ABREN

Equipe ABREN

A ABREN integra o Global Waste to Energy Research and Technology Council (GWC) e é associada da Associação Internacional de Resíduos Sólidos ou International Solid Waste Association (ISWA)

Lixo urbano pode virar energia elétrica para 210 mil casas na Grande Vitória – ES (Portal Saneamento Básico)

A região metropolitana da Grande Vitória, no Estado do Espírito Santo, aparece com destaque em um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) sobre as regiões com maior potencial de geração de energia a partir do lixo urbano.

De acordo com o estudo, a região tem capacidade para receber três usinas de recuperação energética (URE) com cerca de 20 MW de potência instalada cada, totalizando um potencial de 60 MW e capacidade de produção de energia na ordem de 480 mil MWh/ano, suficientes para abastecer mais de 210 mil residências. A iniciativa, que envolveria investimentos de superiores a R$ 2 bilhões, pode gerar 3,5 mil postos de trabalho diretos e indiretos na cadeia de valor dos empreendimentos. Além disso, estima-se uma arrecadação de R$ 2,5 bilhões em tributos durante o período de operação da usina, cuja vida útil é da ordem de 40 anos.

Segundo Yuri Schmitke, presidente da ABREN, “esse tipo de empreendimento, que oferece diversos benefícios ambientais, também é considerado mundialmente a solução mais efetiva para resolver o problema dos resíduos sólidos urbanos”. Com pouco mais de 2 milhões de habitantes, a região metropolitana da Grande Vitória produz cerca de 2,4 mil toneladas de lixo por dia, que somam 880 mil toneladas por ano.

Leia a matéria completa em: https://saneamentobasico.com.br/residuos-solidos/lixo-urbano-vitoria-energia-eletrica/

Compartilhe esta publicação!