Picture of Equipe ABREN

Equipe ABREN

A ABREN integra o Global Waste to Energy Research and Technology Council (GWC) e é associada da Associação Internacional de Resíduos Sólidos ou International Solid Waste Association (ISWA)

Projeto CONSIMARES recebe Certificado de Economia Circular e Baixo Carbono

O projeto da Central de Tratamento de Resíduos CONSIMARES foi agraciado com um certificado de alinhamento com os princípios da Economia Circular e empreendimento de baixo carbono, e adquiriu o direito de utilizar o selo de projeto impulsionado pela Low Carbon and Circular Economy Business Action, criado pela União Europeia para apoiar projetos de baixa emissão de carbono e de transição energética para enfrentar as mudanças climáticas. O Certificado da LCBA é considerado um privilégio para empreendimentos como Projeto CONSIMARES.

A entrega oficial do Certificado acontecerá no dia 27 de setembro, às 9:00, em cerimônia a se realizar no anfiteatro da Prefeitura Municipal de Nova Odessa, na Avenida João Pessoa, 777. O certificado foi emitido pela LCBA – Low Carbon Business Action, que se concentra em setores estratégicos responsáveis pela maior parte das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e oferece oportunidades para uma estreita colaboração entre provedores da União Europeia e empresas da América Latina. As ações nesses setores visam aumentar a competitividade e, também contribuir em projetos sustentáveis que promovam a economia circular e de baixo carbono.

São objetivos da LCBA:

• Promover a transição sustentável para uma economia circular e de baixo carbono;

• Internacionalizar fornecedores da União Europeia, apoiando a inovação e sustentabilidade de contrapartes locais;

• Apoiar estratégias de baixa emissão de carbono para enfrentar as mudanças climáticas;

• Aumentar a eficiência dos recursos e a circularidade dos modelos de produção e consumo.

O processo que seguiu os protocolos e metodologias da LCBA, teve como objeto de avaliação o projeto CONSIMARES comparando-o com os similares mais eficientes do mundo.

Foram avaliados aspectos de sustentabilidade, economia circular, eficiência energética e ambiental e, principalmente a redução de carbono. A conclusão é que o projeto assumirá grande importância para redução dos gases de efeito estufa produzidos pelos aterros sanitários da região, os quais são responsáveis pela emissão de altas concentrações de metano para a atmosfera, segundo medições executadas via satélite com tecnologia desenvolvida pela NASA. Desta forma, o projeto CONSIMARES representa grande importância para o atendimento dos compromissos assumidos pelo Brasil nas COP’s 26 e 27 contra as mudanças climáticas.

O projeto CONSIMARES foi inspirado em outros 2.600 similares em operação contínua, 24 horas por dia, 7 dias por semana, na Europa, Ásia, América do Norte e África. Esses projetos são de vital importância para redução dos efeitos das mudanças climáticas que estão provocando catástrofes em todo mundo, com perdas de milhares de vidas, tal como os observados em recentes eventos de enchentes no Rio Grande do Sul, na Líbia e em várias regiões da Europa, assim como variações de temperatura extremamente agressivas para os seres humanos.

O projeto CONSIMARES, que segue os padrões dos mais eficientes do mundo, já possui Licença Ambiental emitida pela CETESB e está em fase final de preparação para licitação da Concessão dos Serviços Públicos de Tratamento de Resíduos, produzidos nas sete cidades vinculadas ao Consorcio, as quais juntas representam uma população de cerca de 1 milhão de habitantes. Portanto, merecidamente, o projeto CONSIMARES receberá o Certificado da LCBA, em face de sua importância para preservação do planeta e da população mundial.

Compartilhe esta publicação!