Picture of Equipe ABREN

Equipe ABREN

A ABREN integra o Global Waste to Energy Research and Technology Council (GWC) e é associada da Associação Internacional de Resíduos Sólidos ou International Solid Waste Association (ISWA)

ABREN reforça seu compromisso com a sustentabilidade durante o G20 Social (Energy Channel)

A associação participou do evento, realizado na última semana, e esteve presente no Greenova Hub, para abordar as soluções para recuperação energética de resíduos.

Rio de Janeiro, 18 de novembro de 2024 – No contexto do emblemático programa Rio 2030, o G20 Social, parte do Conexão 2030, realizado entre os dias 14 e 16 de novembro, reuniu líderes globais, especialistas e representantes de diversos setores para debater caminhos para um futuro mais sustentável. A Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) esteve presente no Greenova Hub, plataforma colaborativa focada em promover a inovação e a sustentabilidade no setor de tecnologias limpas, consolidando sua posição como referência em inovação e soluções para a recuperação energética de resíduos.

O evento, inspirado nos princípios da Rio 2030, uma plataforma que conecta governo, setor privado, academia e sociedade civil para impulsionar soluções escaláveis alinhadas à Agenda 2030, foi um espaço de troca de ideias e fortalecimento de parcerias. Após três décadas da histórica Rio-92, o Rio de Janeiro reafirma sua liderança em sustentabilidade, com iniciativas como esta, que mobilizam e engajam diversos atores sociais.

O foco da iniciativa é abordar projetos sustentáveis e inovadores alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), promovendo práticas de sustentabilidade, inclusão social e desenvolvimento socioambiental. Os ODS são uma agenda global da ONU com 17 metas para promover a erradicação da pobreza, a proteção ambiental e a prosperidade para todos até 2030. Eles abrangem áreas como saúde, educação, igualdade, clima e energia limpa. A colaboração entre governos, empresas e sociedade é essencial para alcançá-los, e a agenda da ABREN está presente em 13 dos ODS.

Destaques do evento

Durante o segundo dia de evento, em 15 de novembro, diversos temas cruciais foram abordados. Dentre eles, o painel sobre “Mudança Climática e a Construção da Resiliência Urbana” tratou de estratégias voltadas para a proteção das populações urbanas frente aos desafios climáticos, com foco em cidades do Sul Global. Já o painel “O Papel da Cooperação Multissetorial e Transnacional para a Economia Circular no Sul Global” apresentou iniciativas que integram diferentes setores para promover práticas econômicas sustentáveis e soluções ambientais inovadoras.

A programação também incluiu palestras, workshops e apresentações que conectaram teoria e prática, reforçando a importância de ações integradas para enfrentar os desafios climáticos e socioeconômicos. A presença de participantes como a Representante-Residente da ONU-Habitat, Ana Cláudia Rossbach, a Representante-Residente da ONU-PNUD, Maristela Baioni, o Secretáro de Estado do Rio de Janeiro, Adilson Maciel, o Secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Bernardo Rossi, o Presidente do INEA, Renato Bussiere, a prefeita de Saquarema, Manoela Peres, e outros representantes de diferentes níveis de governo e organizações destacaram o compromisso de unir esforços para a construção de cidades mais resilientes e sustentáveis.

ABREN no Greenova Hub

No espaço Greenova Hub, a ABREN apresentou suas soluções inovadoras para o biogás, biometano e a recuperação energética de resíduos, reforçando seu papel estratégico no alinhamento entre sustentabilidade e economia circular.

O G20 Social é um marco no debate sobre sustentabilidade. A ABREN está comprometida em liderar soluções inovadoras que conectem tecnologia e proteção ambiental, contribuindo para a transformação sustentável do Brasil”, destacou Yuri Schmitke, presidente da ABREN.

Sobre o programa Rio2030

O programa Rio 2030, lançado oficialmente no Dia Mundial da Água, em 22 de março, simboliza a continuidade do legado da Rio-92. Promovido pelo Governo do Estado em parceria com a ONU-Habitat, o projeto busca tornar os municípios fluminenses mais resilientes, verdes e sustentáveis.

Com ações integradas, como a mobilização de atores sociais e a elaboração de soluções replicáveis, o Rio 2030 reafirma que a sustentabilidade é o único caminho para superar os desafios globais.

Encerramento e Próximos Passos

O Conexão 2030  contou com diversas discussões e propostas para um futuro sustentável. A presença da ABREN reafirma seu compromisso em liderar soluções estratégicas e colaborar para um Brasil mais verde e resiliente.

Clique aqui e confira a reportagem original.

Compartilhe esta publicação!