ABREN participa de Sessão Solene no Senado Federal sobre o G20 e Mudanças Climáticas

O Presidente Executivo de ABREN, Yuri Schmitke, esteve presente hoje (6) na Sessão Solene no Plenário do Senado Federal para discutir o G20. A mesa foi presidida pela Senadora Leila Barros, Presidente da Comissão de Meio Ambiente – CMA do Senado Federal.

O evento contou com pronunciamentos da Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas – MMAMC, Marina Silva, do Embaixador André Aranha Corrêa do Lago, Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores – MRE, Embaixador Maurício Lyra Sherpa, do G20, Rafael Dubeux, Secretário-executivo Adjunto do Ministério da Fazenda, e João Paulo Capobianco, Secretário Executivo do MMAMC.

A Senadora Leila Barros destacou a necessidade de uma reforma na governança global e desenvolvimento sustentável para garantir a sobrevivência da humanidade.

A Ministra Marina Silva ressaltou a importância do destaque dado à inclusão do tema do meio ambiente no G20, especialmente com relação ao que chamou de “armageddon” das mudanças climáticas. Ela enfatizou a necessidade de tratar as pautas de maneira transversal, incluindo o financiamento climático.

Rafael Dubeux, Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Fazenda, ressaltou o desafio global do Brasil em criar soluções no G20 para o desafio emergencial da mudança do clima, com uma nova governança. Ele destacou a necessidade de implantação do plano de transformação ecológica, dada a urgência e a necessidade de modificar o modelo econômico atual. O Brasil, que bate atualmente recordes milenares de temperatura, com 1.6 graus, demonstra a necessidade urgente de modificar o modelo.

Por sua vez, o Embaixador Maurício Lyra Sherpa, do G20, destacou a coordenação do MRE das trilhas do G20, um encontro global de maior importância na atualidade. Ele ressaltou a necessidade de mais cooperação internacional e mencionou que a crise climática é uma realidade presente e sombria.

Em continuidade, o Embaixador André Aranha Corrêa do Lago, Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do MRE, afirmou que o G20 tem um papel especial, pois representa 80% do PIB. Segundo ele, devemos pensar as mudanças climáticas também fora do contexto do Acordo de Paris, para que os objetivos sejam melhor alcançados. Ele destacou o plano de transformação ecológica porque incorpora a mudança do clima no desenvolvimento do país, e que MRE e MME trabalham em grupo de trabalho para avançar a transição energética com a diminuição da dependência dos combustíveis fósseis. Ele enfatizou a necessidade de avançar na utilização de biocombustíveis e ressaltou a importância da estratégia da bioeconomia.

Finalmente, João Paulo Capobianco, Secretário Executivo do MMAMC, ressaltou a inclusão da bioeconomia na pauta internacional e a urgência das mudanças climáticas. Ele também destacou a relatoria do PL do mercado de carbono pela Senadora Leila de Barros.

Compartilhe esta publicação!

ABREN participa de Sessão Solene no Senado Federal sobre o G20 e Mudanças Climáticas

Picture of Equipe ABREN

Equipe ABREN

A ABREN integra o Global Waste to Energy Research and Technology Council (GWC) e é associada da Associação Internacional de Resíduos Sólidos ou International Solid Waste Association (ISWA)

Outras Publicações:

Abrir bate-papo
Olá! Somos a ABREN. Precisa de ajuda? Estamos à disposição!