Bem vindo!

A ABREN é uma instituição filiada ao Global Waste to Energy Research and Technology Council (GWC), instituição de tecnologia e pesquisa proeminente que atua em diversos países, com sede na cidade de Nova York, Estados Unidos, tendo por objetivo promover as melhores práticas de gestão integrada e sustentável de resíduos por meio da sua recuperação energética, conhecida como Waste-to-Energy (WtE).

Com vistas a identificar de forma distinta o trabalho de pesquisa e tecnologia do Waste to Energy Research and Technology Council – WtERT Brasil, o Regimento Interno da ABREN prevê o órgão denominado “WtERT Brasil”, constituído por um núcleo acadêmico independente, dirigido por um coordenador, tudo com vistas ao desenvolvimento de pesquisa e tecnologia, segundo as melhores práticas na produção de trabalhos científicos e o desenvolvimento de políticas públicas setoriais.

O WtERT Brasil atua nas temáticas da recuperação energética de resíduos sólidos, reciclagem e logística reversa no Brasil, com o pressuposto de (i) levar a pesquisa acadêmica à aplicação prática, (ii) estreitar as relações entre universidades, empresas e instituições nacionais e de outros países e (iii) produzir e promover conteúdo científico sobre os temas foco da ABREN.

O objetivo do WtERT Brasil é a aproximação e o compartilhamento de experiências, tecnologias, inovação e pesquisas entre o meio Acadêmico e as empresas associadas à ABREN. Este núcleo acadêmico é voltado para a discussão acadêmica, com possibilidades de formação de grupos técnicos específicos, com vistas ao fortalecimento da relação Empresa, Universidades e Centros de Pesquisa sobre os temas da Recuperação Energética de Resíduos, Economia Circular, Logística Reversa e Reciclagem.

O WtERT Brasil reúne engenheiros, cientistas e gerentes de universidades e indústrias, tendo como missão identificar e avançar as melhores tecnologias disponíveis para a recuperação de energia ou combustíveis de resíduos sólidos municipais e outros resíduos industriais, hospitalares e agrossilvopastoris.

A missão dos membros é identificar as melhores tecnologias disponíveis para o tratamento de vários resíduos, conduzir pesquisas acadêmicas e disseminar informações por meio de publicações, as várias páginas da Web do GWC e reuniões periódicas.

Os membros do WtERT Brasil devem buscar aumentar a recuperação energética e de materiais de resíduos sólidos, por meio de reciclagem, biodigestão anaeróbia, Waste-to-Energy (WtE) e aterro sanitário com captura de biogás para geração de eletricidade. O princípio norteador é que o gerenciamento responsável de resíduos deve se basear na ciência e na melhor tecnologia disponível em um local específico, e não no que parece barato agora, mas pode custar muito caro no futuro.

Dentre os membros do WtERT Brasil, alguns fazem parte do grupo de experts em virtude do elevado conhecimento sobre as temáticas desenvolvidas pelo Núcleo. Os demais membros serão elegíveis desde que apresentem publicações ou teses acadêmicas que comprovem os requisitos necessários. O WtERT Brasil será regido pelo Regimento Interno da ABREN, Código de Ética da ABREN e o Plano Estratégico do WtERT Brasil.

Os recursos tidos como inservíveis em grande parte do país, são na verdade valiosos e podem ser utilizados na produção de energia limpa e renovável, o que já é realizado na grande maioria dos países desenvolvidos e emergentes.

Diretoria WtERT Brasil

Yuri Schmitke Almeida Belchior Tisi

Presidente do WtERT Brasil

Flavio
Matos

Vice-presidente Técnico do WtERT Brasil

Maria Luisa
Nerys

Vice-presidente de Pesquisa do WtERT Brasil

Daniel Ricardo
Sindicic

Vice-presidente de Desenvolvimento do WtERT Brasil

Experts WtERT Brasil

Antonio
Bolognesi

Membro Expert

Francisco José
Piffer Leme

Membro Expert

Cristhiano Baccin de Oliveira

Membro Expert

Daniel Ricardo Sindicic

Membro Expert

Edimar Borges de Freitas

Membro Expert

Estela
Testa

Membro Expert

Flavio Arantes Matos

Membro Expert

André
Tchernobilsky

Membro Expert

Ismar Machado Assaly

Membro Expert

Marcelo
Coimbra

Membro Expert

Marcos Ortigosa Peraceli

Membro Expert

Rafael
Muniz

Membro Expert

Yuri Lucian
Pilissão

Membro Expert

Nossos Associados

Confira as empresas que confiam no trabalho da ABREN.