Sobre Nós
A Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) tem como objetivo fomentar a recuperação energética de resíduos, resolvendo simultaneamente dois grandes problemas atuais do Brasil e do mundo: a destinação dos resíduos sólidos e a geração de energia limpa.
A problemática dos resíduos, produzidos em quantidades cada vez mais monumentais, danificando o meio-ambiente, a biodiversidade e a saúde pública, passou a ter uma solução, o da recuperação energética.
Os recursos tidos como inservíveis em grande parte do País, são na verdade valiosos e podem ser utilizados na produção de energia limpa e renovável, o que já é realizado na grande maioria dos países desenvolvidos e emergentes.
A ABREN integra o Global Waste to Energy Research and Technology Council (GWC), instituição de tecnologia e pesquisa proeminente que atua em diversos países, com sede na cidade de Nova York, Estados Unidos, tendo por objetivo promover as melhores práticas de gestão integrada e sustentável de resíduos por meio da sua recuperação energética, conhecida como Waste-to-Energy (WTE) ou Energy from Waste (EfW). O Presidente Executivo da ABREN é também o Presidente do WtERT Brasil, representando desta forma o Conselho Global do WtERT (GWC).
A ABREN é associada da Associação Internacional de Resíduos Sólidos ou International Solid Waste Association (ISWA) e da Federação da Indústria Alemã de Gerenciamento de Resíduos, Água e Matérias-primas ou Bundesverband der Deutschen Entsorgungs-, Wasser- und Rohstoffwirtschaft e. V. (BDE), o que permite à ABREN receber informações relevantes sobre o mercado de resíduos internacional, participar de eventos, integrar grupos técnicos de trabalho e buscar a troca de conhecimento para o desenvolvimento do mercado brasileiro.
Objeto
Representar empresas de reciclagem mecanizada, compostagem anaeróbica, recuperação energética de resíduos e logística reversa.
Atuação
Fomentar o reaproveitamento de resíduos sólidos urbanos, industriais, hospitalares e da agropecuária, para geração de energia elétrica, térmica, biogás, biometano, CDR, hidrogênio, biofertilizantes, combustíveis da pirólise, entre outros insumos e gases.
Objetivo
Representar os interesses dos associados, acompanhar e propor normas no legislativo e executivo, firmar parcerias nacionais e internacionais, promover a certificação de conformidade com a economia circular, realizar e promover cursos e treinamentos.